Cordeiro wrote at 09 Nov 2002 12:00 AM GMT: O render do max 4 é realmente inferior, mas o max 5…., o maya 4.5 é o único a não oferecer GI.
Um dos tipos de trabalhos que mais me pedem é a vizualização de arquitectura, e nesta área a GI tormou-se obrigatória.
Os últimos trabalhos que fiz foi em maya usando uma sky dome composta por 64 luzes (um script chamado GIjoe).O tempo de render com reflexos raytracing, retirando arvores intensivas em geometria, era de cerca de 10 minutos.
Tenho feito testes com o Max4 e o renderer Brazil, que me calcula o mesmo tipo de cena, com gi real e um controlo de shaders avançadíssimo, em 15 minutos ou menos poupando-me horas de acertos e render tests para conseguir um look realista.
O Max 5 melhora ainda mais incluindo o lightscape e luzes photométricas…Para este trabalho é imbatível…
quanto às Nurbs, o max tem outros meios de fazer as coisas tipo patch ou spline modeling só como exemplos.
Modelei em Nurbs um pouco em Maya e não vi que fosse assim tão bom, pose ser um gosto pessoal mas parece-me matemática a mais para uma arte…
Quanto à animação pode tambem ver que a versão 5 do max copia descaradamente o maya criando um character set, edição de curvas de animação, dope sheet…scale e rotate gizmo sei lá… até os atalhos "qwer" típicos do maya são os mesmos… ;D
O que pode parecer um condenável acto da discreet vem mesmo a calhar para mim pois posso passar de um para o outro comforme precizo sem me comfundir com interfaces…
A minha opinião geral é que, O Maya/Renderman é sem dúvida a melhor opção se e só se puder dispor de equipas de programadores de shaders, mel scripts, interfaces à medida etc.. e claro milhares de dólares…
O problema é que não me parece que em pequenos Paizes com pequenos negócios, pequenas equipas, e pequenos recursos, seja sequer imaginável pagar milhares de dólares por licença de renderman e ter aínda que contratar certamente no estrangeiro um profissional qualificado com o salário tipo…….
Sou da opinião que o futuro e o que torna esta área tão apaixonante é que cada vez mais, uma pequena equipe com muito talento, armados com programas razoavelmente acessíveis, pode fazer producções próprias e até chegar a distribuir-las pela Net ou em DVD.
Aqui está um bom exemplo:
http://www.lightwave3d.com/profiles/TerrenceWalker/
Talvez um dia consiga encontrar alguns maluquinhos que embarquem numa aventura destas comigo…. :
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |