por Magno Urbano
Algumas pessoas não conseguem perceber porque, as vezes, uma imagem vista num ecrã tem uma aparência diferente quando impressa. A resposta é muito simples: ecrãs utilizam o sistema RGB (vermelho, verde e azul), que é um sistema de cor aditivo e tudo o que é impresso por qualquer tipo de impressora, incluindo as das gráficas, utilizam o sistema CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), que é um sistema de cor subtractivo.
O sistema RGB permite criar cores que, simplesmente, não podem ser recriadas pelas tintas, no sistema CMYK!
No Photoshop, só existem duas maneiras de garantir que o que é visto será impresso igual.
- mude o modo da imagem para CMYK (menu Image, Mode, CMYK Color) ou
- mantenha a imagem no modo em que está (RGB, LAB, etc.) e ligue o Gamut Warning (no menu View).
A função Gamut Warning mostrará, em um tom de cinza, todas as cores extrapolarem a gama (gamut) possível de impressão e, então, poderá modificá-las para cores que possam ser impressas.
Agradeço a um leitor que me escreveu a primeira vez a perguntar porque não conseguia que as suas impressões fossem iguais ao que via no ecrã. Isso instigou-me a colocar essa explicação em livros e artigos que escrevi e, agora, neste blog…
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
2 Opiniões
-
Henrique Mathias on
Abril 24, 200817:47
Boa tarde. Meu nome é Henrique Mathias e gostaria de fazer uma pergunta:Qual é o modo mais apropriado e seguro? Coloco o aviso de gamut e manualmente substituo as cores ou mudo o modo para CMYK e confio no programa? Muito obrigado, gostei muito da postagem, era uma dúvida minha, pois sou novato em Photosjop.
-
magno.urbano on
Abril 24, 200820:36
Os dois métodos são seguros. No primeiro, terá o controlo sobre a mudança das cores. No segundo, a decisão sobre as novas cores ficará a cargo do Photoshop, caso exista alguma fora de gamut.