por Magno Urbano
Alguns utilizadores de programas gráficos, nomeadamente os que estão a iniciar, por vezes ouvem termos como imagens raster ou imagens vectoriais e não sabem, exactamente, o que são. Por isso, resolvemos colocar a explicação aqui no blog.
IMAGENS RASTER
Imagens raster, ou bitmap (mapa de bits, em português) são imagens que contêm a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vectoriais. O tratamento de imagens deste tipo, requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, álgebra matricial, etc. Como exemplo de programas capazes de manipular imagens raster, citamos o Photoshop (Adobe), o Paint Shop Pro (Jasc), o Gimp (clone unix do Photoshop) e o Painter (Corel).
IMAGENS VECTORIAIS
Uma imagem vectorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas. Uma imagem vectorial é, normalmente, composta por curvas descritas de forma matemática, que podem representar elementos geométricos como elipses, rectas, polígonos, texto, etc. Por terem a capacidade de representar formas, as imagens criadas com estes elementos tendem a ocupar um espaço em disco pequeno, já que não existe a necessidade de armazenar as informações das cores de todos os pixels da imagem.
A outra vantagem de uma forma ou elemento vectorial, é permitir a apliação ou redução do elemento para qualquer tamanho, até o infinito, sem perda de qualidade e, praticamente, sem contribuir para um aumento do ficheiro final.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |