Por Magno Urbano
O Google oferece um serviço chamado AdWords. Para quem não sabe o que é o AdWords, basta fazer uma pesquisa no Google e observar os anúncios que aparecem do lado direito do ecrã. Para figurar num anúncio desses o interessado deve estipular um valor diário que está disposto a pagar, o quanto quer pagar por cada clique dado num anúncio seu e que palavras-chave quer associar ao seu site. Diante desses factores, o sistema do Google calcula quantas vezes o anúncio vai poder aparecer durante o dia, dada uma certa probabilidade de ser clicado. Obviamente, quanto mais pagar, mais vezes o anúncio será mostrado.
Para além do site do Google, estes anúncios também podem ser vistos nos sites que participam da rede de visualização do Google, composta, essencialmente, de empresas e/ou particulares que adiram ao serviço AdSense, serviço no qual o site aderente recebe uma comissão por cliques dados nos anúncios.
Enquanto isso, no lado negro da web, uma horda de aldrabões descobriu maneiras de burlar o sistema AdWords, pela criação de sites com milhões de páginas, sem qualquer informação válida, contendo apenas parágrafos isolados, sem qualquer significado, que servem de conteúdo para a página ser encontrada numa pesquisa e os seus anúncios serem clicados.
Desta forma, o site aderente legítimo, que luta para conseguir ser visto e clicado, acaba por nunca ser encontrado no mar de aldrabões, o que leva ao seu desestímulo e abandono. Do lado dos anunciantes, o desestímulo vem pelo inflacionamento do custo do clique em certas palavras-chave, que faz o pequeno e médio anunciante (maioria da base do Google), desistirem.
Não é um problema do Google apenas, e ocorre também em outros sistemas como, por exemplo, os da Yahoo e Amazon.
Os aldrabões chegaram para se apoderar dos incautos na web e apesar de todos os esforços dos grandes sites como Google, Yahoo e Amazon, e das suas declarações de que têm todo o processo sob controlo, é, a meu ver, uma luta perdida*, pois pouco poderão fazer para deter uma horda enlouquecida de vigaristas em busca do El Dorado da web.
* a não ser que haja um esforço, internacional, para deter e encarcerar um número suficiente de aldrabões de forma a assustar os restantes.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
2 Opiniões
-
Joyce on
Março 3, 200820:33
Adorei o artigo. O conteúdo trouxe uma informação muito importante sobre o que vem acontecendo no inflacionamento das palavras-chave dos anúncios Adwords/Google. A minha empresa também está sofrendo com esses aldrabrões. Valeu mesmo pessoal. Por favor continuem publicando matérias interessantes como essa. Vou recomendar esse blog aos meus amigos. Joy
-
magno.urbano on
Março 3, 200820:58
OK Joyce. Parece-me que o Google tem retirado muitos sites do sistema mas, mesmo assim, é o Google contra zilhões de vigaristas, o que torna a tarefa impossível. Agradecemos que divulgue o nosso site a toda a gente! cumprimentos!