por Magno Urbano
Numa página de web, uma URL, normalmente, está vinculada a uma página ou ficheiro. Entretanto, uma URL também pode ser ajustada para apontar para um anchor (âncora), que é um “link” para uma região na mesma página. Esse tipo de link para um anchor é indicado pelo prefixo “#” seguido do nome da âncora, como, por exemplo, “#produto1“.
Quando alguém clica num link vinculado a um anchor, o browser (navegador de web) desloca a página até que a âncora esteja no topo da área da página, apesar desta não ser visível.
Esses links para âncoras podem ser usados, em combinação com CSS, para criar menus, cujos itens podem ser vinculados à secções na própria página.
Veja, por exemplo, o código que acrescentamos, de seguida…
e o tipo de efeito criado (clique em cada item do menu):
Os CSS são estilos que podem ser aplicados em letras, páginas, tags, etc. Com eles é possível fazer muito mais do que, normalmente, seria possível, apenas com a formatação de HTML. Além disso, possuem a vantagem de desvincular, em certo grau, a aparência do conteúdo de uma página, o que facilita, por exemplo, se quisermos mudar a aparência de um determinado elemento, ao longo de zilhões de páginas.
Entretanto, para fazer o desvínculo completo de conteúdo e aparência, precisará criar um site dinâmico, onde os textos estejam numa base de dados e a aparência possa ser definida por um número pequeno de ficheiros, como é o caso, deste blog, por exemplo.
Fiquem “sintonizados” para mais artigos sobre os CSS neste site.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |