por Magno Urbano
Há uns poucos dias atrás, a Amazon lançou um serviço chamado Unbox Movie Downloads, que permite o download de filmes de Hollywood para o computador do utilizador. Esses filmes não podem ser gravados em DVD e nem vistos num leitor de DVD comum, o que significa ter de ver o filme no computador - que precisa ser Windows, já que a Amazon não garante o funcionamento em Mac OS X ou Linux -, ou a partir de um, caso tenha um media center a fazer stream do vídeo por uma rede interna.
Ao fazer o download do filme, o utilizador abre mão de muitas coisas, como, por exemplo:
- ter o disco ou discos originais;
- ter a caixa original e as artes das capas;
- ter qualquer livro ou elemento que possa acompanhar o DVD;
Por outras palavras, o utilizador não tem nada, apenas um directório cheio de ficheiros que, facilmente, podem ser corrompidos ao primeiro crash do Windows, o que obrigará o utilizador a horas, dias ou mesmo semanas de downloads (consoante a velocidade da ligação à web e quantidade de filmes adquiridos) para poder recuperar os ficheiros dos filmes adquiridos.
Diante a todas essas desvantagens para os utilizadores, qualquer um com um cérebro a funcionar, minimamente, chegaria à conclusão de que era preciso estabelecer um preço de venda baixo. Entretanto, os gênios de Hollywood fizeram, justamente, o contrário, o que obrigou a Amazon a estabelecer um preço de venda, praticamente, igual ao do produto normal.
Obviamente, trata-se de mais um episódio claro de ganância descontrolada dos produtores e editoras, de forma a obter lucros cada vez maiores, sem que isso, logicamente, signifique um aumento substancial de lucro para os artistas, já que a venda por download elimina os custos de produção, normalmente suportados pelas editoras e não a percentagem do artista.
Se a ideia das editoras era a vender filmes por download para tentar reduzir a quantidade de pirataria de filmes, sinto informar, de que foram pelo caminho contrário. Com os filmes por download ao mesmo custo do original, o Unbox da Amazon é já um serviço falecido, apenas quatro dias depois de ter sido lançado e os P2P da vida continuam a reinar absolutos.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |