Na versão beta do Leopard (nova versão do Mac OS X a ser lançada no primeiro trimestre de 2007) enviada ontem para os desenvolvedores, temos a presença de algumas novidades. A primeira é um firewall que permite definir regras específicas a cada aplicativo, ou seja, permite controlar o que um aplicativo pode fazer ou não, no que se refere à comunicação via web.
A segunda novidade é o aumento de funcionalidade do Spotlight. Enquanto a Microsoft se limita a copiar a versão actual do Spotlight, incluinodo o ícone com a lente azul dentro do círculo, para inclusão no seu sistema operativo a ser lançado, teoricamente, em janeiro de 2007, a Apple dá um passo à frente e acrescenta diversas outras funcionalidades como, por exemplo:
- a habilidade do Spotlight interagir com outros aplicativos fazer cálculos matemáticos (ao estilo do Google Calculator);
- a habilidade do Spotlight procurar palavras no dicionário interno ou via web;
- a inclusão de um novo Disk Utility, capaz de recuperar ficheiros apagados de aplicativos específicos;
- novos tipos de botões para os programas;
Se confirmarem-se os rumores actuais, o Leopard deverá ser lançado nos primeiros dias de janeiro de 2007, na MacWorld em San Francisco, muito antes da data prevista e antes do Windows Vista. Aliás, se isso acontecer, será um duro golpe na Microsoft, pois há um ano e meio que ela vem incentivando a publicação de artigos comparativos entre o Tiger (actual sistema operativo da Apple) e o Vista (sucessor do Windows previsto para ser lançado em 2003, com data teórica de lançamento em 2007), para provar que o seu sistema teórico é igual ou superior ao actual da Apple. Por outras palavras: lançar o Leopard antes do Vista, colocará o consumidor diante de dois sistemas operativos que representam o melhor que duas empresas podem produzir, estando o Leopard anos-luz à frente do Vista e custando quatro vezes menos.
Infelizmente, os utilizadores Microsoft terão de aguardar até o lançamento do Vienna (sucessor hipotético do teórico Vista, que pelo ritmo da Microsoft será lançado em 2080), para ter incorporadas as funcionalidades que estarão disponíveis a partir de janeiro ou no máximo abril de 2007, aos utilizadores de Mac como, por exemplo, a resolução independente do ecrã e o Time Machine…
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |