por Magno Urbano
Como é habitual, a Microsoft lançou ontem a nova versão “revolucionária” do seu sistema operativo, o Windows Vista, com grande estardalhaço e bulha.
Depois de quatro anos atrasos constantes e de milhares de promessas de novas funcionalidades que não foram cumpridas, a Microsoft, como sempre, limitou-se a copiar as funcionalidades de outros sistemas operativos, como o MacOS X e o Linux. Como também já é tradição, todas as funcionalidades copiadas dos outros sistemas e incorporadas no Vista, estão a ser anunciadas como novas, criativas e revolucionárias.
As grandes “revoluções” do Vista são:
1) Nova interface de “vidro” chamada de Aero. Qualquer semelhança com a interface do Mac, lançada em 2001, cujo nome é Aqua, é mera coincidência; A diferença é que qualquer Mac consegue correr o Aqua e apenas um computador topo de gama conseguirá correr o Aero com todas as funcionalidades ligadas, devido ao enorme peso do código mal escrito;
2) Nova barra lateral, chamada de Sidebar, onde podem correr pequenos programas chamados de Desktop Gadgets. Qualquer semelhança com a funcionalidade chamada Dashboard do Mac, onde pequenos programas chamados Widgets podem correr, é mera coincidência.
Aliás, algumas pessoas podem dizer que o Mac copiou essa funcionalidade de um programa chamado Konfabulator, existente antes do Mac OS X. Entretanto, o que essas pessoas desconhecem é que, antes do Konfabulator, a ideia já tinha sido implantada num sistema operativo chamado NeXT, que pertencia ao Steve Jobs (actual CEO da Apple), o qual foi adquirido pela Apple em 1999;
3) Nova funcionalidade “revolucionária” chamada de Windows Search, que possibilita ao utilizador procurar por informações e/ou ficheiros no próprio computador de maneira instantânea, bastando digitar o que deseja numa caixa de pesquisa. Qualquer semelhança dessa função com o Spotlight do Mac OS X, lançado em 2004, é apenas coincidência. Isso sem falar no ícone, que é exactamente o mesmo;
4) O Outlook muda de nome e passa a chamar-se Windows Mail e recebe uma caixa para permitir fazer pesquisas em emails. No Mac o programa de email chama-se Mail e possui a caixa de pesquisas há mais de uma década;
5) O Windows passa a vir com o Windows Calendar, uma imitação praticamente idêntica ao iCal do Mac Os X, que acompanha os Mac desde 2001. No Windows Calendar, o utilizador pode programar tarefas, trabalhar com calendários publicados na Web, programar emails para serem enviados, etc., assim como no iCal.
6) O Internet Explorer 7 é o browser oficial do Vista. As grandes “novidades revolucionárias” são o leitor de RSS (funcionalidade lançada no Safari do Mac OS X em 2004) e tabbed browsing (funcionalidade lançada no Mozilla em 2002);
7) O reconhecimento vocal foi incorporado ao Vista, coisa que o Mac OS X tem desde 2001. Assista a este nosso outro artigo, para ver como é bom o reconhecimento de voz do Windows…
Para além das funcionalidades “revolucionárias” que citamos, existem outras. Porém, não conseguimos encontrar nenhuma que realmente seja uma revolução ou que melhores a vida do utilizador, pelo contrário.
Assim, chegamos a conclusão de que o upgrade ao Vista não compensa, pois não traz nenhum benefício que compense gastar entre 250 e 600 euros.
Por esse preço, a melhor coisa a fazer é manter o Windows XP ou comprar um Mac que aliás, nos próximos meses, ganhará uma nova versão de sistema operativo, o Mac OS X Leopard, este sim, revolucionário.
Ao utilizadore de Windows que investir no Vista, resta a tristeza de aguardar pela próxima versão do Windows (em 2020?), para poder ter o que, até abril, estará disponível aos utilizadores de Mac. Entretanto, mesmo assim, nem tudo poderá ser copiado do Mac para o Windows, já que a Apple, recentemente, vem patenteando tudo o que ela pode, justamente para evitar as cópias.
Para finalizar, basta referir ao recente email interno enviado por Jim Alchin, responsável pelo desenvolvimento do Windows, à equipa de desenvolvimento do Windows, no qual menciona que teria um Mac, se não trabalhasse na Microsoft. Como o Jim prometeu reformar-se no dia seguinte ao lançamento do Vista e esse dia é hoje…
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
4 Opiniões
-
Rogério Mendes on
Março 7, 200712:13
Este "Revolucionário" SO da MS está a ser também contestado dos Estados Unidos conforme um artigo publicado no site do "Lockergnome" e que pode ser lido aqui:
-
Gestor on
Março 8, 20079:23
É verdade! A Micro$oft é famosa por ter ganho dinheiro à custa do monopólio e com acções, quase nunca, nobres... O Vista é o reflexo de que estão a lixar-se para o utilizador. Demoraram 5 anos a lançar um produto que é uma cópia de várias funcionalidades de outros produtos, que limita o utilizador em todos os sentidos, porque a M$ quer ganhar cada vez mais dinheiro e porque o sistema tem tantas brechas que é impossível fazer aquilo funcionar como deve ser.
-
George on
Abril 29, 20071:16
por que tantar raiva do vista, instalei aqui no meu pc e ñ estou achando defeito. pc pcchips m861g sempron 3000+ 754 512mb fx5200 128 hd 40
-
Gestor on
Abril 29, 20079:19
Não é questão de raiva. Quando o próprio chefe do desenvolvimento do Windows afirma que se não trabalhasse na Microsoft teria um Mac...