por Magno Urbano
Existe um mito que diz ser impossível vencer a Microsoft no mercado de venda de sistemas operativos. Será mesmo verdade isso? Porque será que apesar de todos os esforços da concorrência no passado, nomeadamente, do Linux, o Windows continuou inabalável (ou quase)? Porque as pessoas não mudaram para o Linux mesmo este sendo distribuído sem qualquer custo?
A razão para o Windows ter continuado inabalável na liderança é simples: a Microsoft cria a ilusão de que o Windows é grátis!
COMO FUNCIONA A ILUSÃO DE QUE O WINDOWS É GRATIS
a Microsoft foi criada no momento em que o Bill Gates, numa reunião histórica na IBM, convenceu os executivos daquela empresa a incluirem o sistema operativo DOS (que ainda não era nem da Microsoft) nas máquinas por eles vendidas. Assim, toda máquina da IBM seria vendida com uma cópia do DOS e a Microsoft ganharia uma comissão. A partir desse instante, a Microsoft estava a gerar uma fonte de dinheiro constante, sem fazer qualquer esforço e sem concorrer no mercado. Era uma maneira fácil de ganhar dinheiro pois a IBM tinha o trabalho de vender as máquinas e a Microsoft ficava apenas a contar o dinheiro da comissão. Quanto mais a IBM vendia, mais a Microsoft ganhava.
Porém, a Microsoft não podia depender só da IBM e, por isso, fez acordos com todos os fabricantes de computadores que iam surgindo para que incluissem cópias do DOS e depois do Windows nas suas máquinas. Estavam criadas fontes inesgotáveis de dinheiro sem qualquer esforço. Milhões e milhões de dólares e depois, milhares de milhões, iam parar aos cofres da Microsoft, sem qualquer esforço.
Para o consumidor, estava criada a ilusão de que o Windows não tinha qualquer custo pois, toda vez que uma máquina nova era comprada, lá vinha o Windows, completamente “grátis”.
PORQUE O LINUX TEM FALHADO ATÉ AGORA
Se descarregar o Linux pela internet, poderá fazê-lo de graça. Entretanto, essa é uma tarefa complicada para um utilizador comum. Para o utilizador avançado descarregar o Linux pela internet e transformar o ficheiro (imagem) num CD que possa ser iniciado num computador (bootable CD) é uma tarefa fácil e, por isso, o Linux dominou e domina todo o mercado de servidores de Web. Para o utilizador comum, não é fácil criar um CD a partir de um ficheiro descarregado pela Web. Para este utilizador, a melhor hipótese será adquirir um CD com o Linux. Será que eu disse a palavra adquirir? Mas porque o utilizador iria adquirir algo se o seu computador veio com o Windows “grátis”? Portanto, a palavra adquirir é a chave do problema. Por isso o Linux foi e será um fracasso de popularidade junto aos utilizadores – a menos que comece a ser distribuído “grátis” com computadores novos.
A MICROSOFT NÃO CONSEGUE NEM NUNCA CONSEGUIRÁ COMPETIR NO MERCADO
A mais pura verdade é que a Microsoft não consegue nem nunca conseguirá competir no mercado. Todas as vezes em que tentou concorrer, falhou, catastroficamente, e foi massacrada pela concorrência. Se não, vejamos alguns exemplos:
- tentativa de implementar o Windows CE na Sega Dreamcast;
- tablet PC com o Windows CE;
- SmartPhones com que bloqueavam constantemente com o Windows CE e depois com o Windows Mobile;
- PDA com o Windows CE;
- a consola XBOX que representa um marco catastrófico na indústria como o produto que deu mais prejuízos a uma empresa;
- as tentativas de criar receptores de TV via Web;
- a plataforma de TV Interactiva;
- o PDA Origami;
- o MSN Search (primeira tentativa de destruir o Google);
- o Windows Live (segunda tentativa de destruir o Google);
- o Play4Sure (primeira tentativa de destruir o iPod);
- o Zune (segunda tentativa de destruir o iPod);
COMO A MICROSOFT SOBREVIVEU TANTO TEMPO?
O grande sonho da Microsoft é o de dominar todos os mercados do mundo, da venda de sardinha em lata aos motores de foguetão e, por isso, entra em todos os mercados e cai por terra em todos. Mesmo assim, consegue permanecer ainda líder, no mercado de sistemas operativos.
Dissemos que o Linux não conseguiu dominar o mundo dos computadores pessoais, por causa da ilusão de gratuidade do Windows. Entretanto, a Microsoft foi dizimada no mercado de servidores e de aplicações comerciais de alta fiabilidade ou de alta exigência. Nos casos mais extremos, o jogo foi ganho pela Sun e Silicon Graphics. Nos outros casos, venceu o Linux. Para tentar recuperar uma parcela desse mercado, a Microsoft viu-se obrigada a reduzir o seu custo ao utilizador final. Entretanto, isso devia ser feito sem reduzir o lucro da Microsoft. Portanto, a única forma era a de comercializar o Windows em sistemas de baixo custo que fizessem, aproximadamente, o que era esperado. Desta forma, mais uma vez era o vendedor de hardware que fazia algo para benefício da Microsoft e esta ficava apenas a contar o dinheiro da comissão.
ENTRA EM CENA A APPLE E O MAC OS X
Tudo começa a mudar quando entra em cena a Apple com os seus novos computadores e com o seu novo e radiante sistema operativo. Tanto em hardware como em software a Apple está anos-luz à frente. Mas era preciso prová-lo ao mercado. A primeira prova teria de ser a de produção de computadores de baixo custo.
Para conseguir isso, a Apple optou por investir em alta qualidade e tentar diminuir os custos. Hoje, não existe hardware que consiga oferecer hardware com preços muito menores dos que os da Apple e que possua as mesmas funcionalidades.
Vejamos, por exemplo, uma comparação entre o computador mais barato da Apple, o Mac Mini, com o computador mais barato da Acer, o T180 3500.
- Apple Mac Mini
processador = Intel Core Duo de 1,66 Ghz
Memória = 512 Mb
Disco rídigo = 60 Gb
USB = 4 portas USB2
FIREWIRE = Sim
WI-FI = Sim
Gravador de CD/DVD = Sim
BLUETOOTH = Sim
software = Mac OS X Tiger, iLife 06 (iMovie HD, iPhoto, iWeb, Garage Band e iDVD), Calendar, Mail, Adress Book, iSync, iTunes e outros).
- Acer T180 3500
processador = Athlon 64
Memória = 1 Gb
Disco rídigo = 250 Gb
USB = 2 portas USB2
FIREWIRE = Não
WI-FI = Não
Gravador de CD/DVD = Sim
BLUETOOTH = Não
software = Windows XP e algumas versões mutiladas de demonstrações de outros fabricantes.
Veja que o Acer não possui nem Bluetooth, nem Firewire, nem Wi-fi e usa um processador de segunda linha. Para fazer o Mac Mini ultrapassar o Acer, basta acrescentar-lhe mais memória e um novo disco. Para fazer o inverso, teríamos de acrescentar Bluetooth, Wi-fi e Firewire, para além de ter de adquirir todos os programas, de outros fabricantes, que nos permitissem, como no Apple, criar e editar filmes em alta-definição, catalogar, arquivar e organizar fotos, criar páginas de Web, criar músicas, criar DVD, organizar tarefas no calendário, criar e organizar livros de endereços e etc. Descobrirá então, em choque, o quão mais caro será a máquina com o Windows. Para além disso, terá adquirido vários programas que não se comunicam entre si, como no caso dos da Apple.
Portanto ao introduzir essas máquinas no mercado, a Apple criou um problema à Microsoft, pois começou a conquistar aqueles utilizadores do topo do mercado, capazes de vislumbrar a superioridade óbvia da Apple e aqueles que procuravam qualidade e estavam fartos dos problemas do Windows.
A pressão da Apple no mercado, apesar de pequena de início, obriga a Microsoft a pressionar os vendedores de hardware para que reduzam os seus custos. Isso faz com que máquinas cada vez piores entrem no mercado acompanhadas do Windows e aumenta a distância entre a qualidade do hardware da Apple em comparação com o seu custo. Isso sem falar no sistema operativo da Apple estar anos-luz à frente do Vista.
Para além disso, a medida que o preço do harware de Windows diminui, diminui também o lucro dos vendedores e fica cada vez mais caro, para estes vendedores, o custo do Windows. Isso, pela primeira vez na história da Microsoft, está a obrigar a Microsoft a reduzir as suas margens de lucro. Aquilo o que era uma fonte constante e inabalável de provimentos, está a mudar.
Ter máquinas cada vez piores que as da Apple significa não ter como concorrer. Por esta razão vimos, em 2006, um crescimento mundial de 13% nas vendas de computadores com Windows e um crescimento de 40% nas vendas de computadores Apple. Por outras palavras: a Apple começou a minar os pilares sagrados da Microsoft.
O outro factor que tem feito a Apple ascender é o seu sistema operativo Mac OS X. Baseado em UNIX é, sem qualquer sombra de dúvida, o mais estável, confiável, seguro, rápido, eficaz e produtivo sistema operativo do mercado, para além de ser o mais bonito.
Falar em queda da Microsoft pode parecer exagero mas não o é. Pela primeira vez, estão a tirar-lhe o pão à boca. Ao ascender por vias nem sempre (quase nunca) éticas, a Microsoft fez muitos inimigos que agora estão a atacá-la por todos os lados. Isto fez a Microsoft entrar em desespero e começar a atacar em todas as frentes ao mesmo tempo, numa tentativa de conquistar novos mercados. Porém, a inabilidade em concorrer com qualquer outra empresa, fez cada um dos seus projectos ser um fracasso.
Desligar o motor a um navio transatlântico não o faz parar imediatamente. Existe algo chamado inércia que o faz continuar no seu movimento normal durante algum tempo. A Microsoft tem já um dos motores parados, mas ainda consegue se movimentar. A tendência é a de mais motores pararem com o tempo. Aguardemos pois.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
4 Opiniões
-
Rodox12 on
Maio 2, 200717:31
"a Microsoft fez muitos inimigos que agora estão a atacá-la por todos os lados." O mundo dá voltas...
-
marcos de oliveira on
Junho 2, 20078:40
Excelente e muito eficaz com relação ao conteúdo; para que assim o consumidor igual a mim consiga compreender estas máquinas. Parabenizo a ti por setas informações e desejo muito sucesso.
-
Augusttus Rabello on
Junho 27, 200715:45
Muito bom mesmo! A Microsoft já lucrou demais vendendo seus sistemas a um preço absurdo! Já estou até ansioso em ver a queda da Microsoft. Sei que isso vai demorar, mas espero acompanhar a Apple minar a Microsoft por todos os lados! Em relação ao trecho em que relata a questão da distrubuição do Linux eu, por exemplo, quando comprei meu pc, esse veio com o Linux e resolví mudar para o Windows Xp pelas questões de sempre, imcompatibilidade com vários programas, codecs de vídeo e etc... Parabéns Magno, o seu artigo está empolgante!!!
-
Gestor on
Junho 27, 200719:04
Obrigado Augusttus, O problema da Micro$oft é o de ser uma empresa medíocre que pensa ser uma empresa revolucionária, inovadora, etc. Eu nunca vi a Micro$oft inovar em toda a sua história. Tudo o que a M$ possui foi comprado ou imitado de alguém. O problema deles é que o consumidor já não é tão desinformado como no passado. Hoje, não existe hipótese de mentir, pois a internet traz as notícias verdadeiras antes de qualquer tentativa de mentira. Uma empresa que copia algo hoje, é logo desmascarada.