por Magno Urbano
A parceria entre a Apple, o Google e a Adobe produziu mais um fruto hoje.
Primeiramente foi a integração de vários conteúdos do Google na Apple como, por exemplo, o YouTube na AppleTV e no iPhone e a disponibilização de conteúdos do YouTube no formato H.264, para possível visualização pelo QuickTime. Depois tivemos o Google a lançar um plug-in para o Photoshop poder ler modelos tridimensionais grátis do Google Earth. Desta vez, a Adobe lança a integração do Flash ao formato de vídeo H.264.
Apesar desta actualização do Flash ao formato H.264 poder ser interpretada como apenas uma modernização a um formato popular, a verdade é que torna muito mais fácil qualquer conversão ou disponibilização de filmes Flash (lembre-se de que o YouTube e outros sites usam este formato - FLV) em dispositivos como o iPhone, AppleTV, PSP e outros.
Para além disso, torna-se uma actulização estratégica, já que em nota divulgada esta semana pelo site Gizmodo, o iPhone acaba de atingir, depois de apenas 5 meses de existência e de vendagem em apenas um país (EUA), um market share de 0,01% que, apesar de parecer pequeno já ultrapassou em 40% o market share do Windows Mobile, que está no mercado desde 1996.
A actualização ao formato H.264 faz o Flash ter melhor qualidade de vídeo e permite a exportação directa de conteúdos de HD DVD ou Blu-ray que inclusive poderão usar a codificação do áudio no formato AAC, o que resultará numa excelente qualidade final sem um aumento muito grande na largura de banda, caso o conteúdo venha a ser disponibilizado pela internet.
A actualização, ainda na fase de testes (beta), está disponível neste link, para o Mac OS X e para o Windows.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |