por Magno Urbano
Na vida real, todos os objectos, geralmente, estão em contacto com outros. Um copo em cima da mesa está em contacto com esta, que assenta e está em contacto com o chão, e assim por diante. Por outras palavras, estar em contacto físico é algo natural no mundo real.
Entretanto, quando é criada uma animação 3D em computador, geralmente os contactos ou colisões (como são chamados tecnicamente) entre objectos são sempre (ou quase sempre) evitados. Isso porque lidar com estas situações aumenta a complexidade do trabalho e as hipóteses de algo sair errado e a animação ficar falsa, irreal.
No filme Ratatouille entretanto, a Pixar resolveu inverter essa regra e integrar o contacto entre os objectos de forma a criar um novo patamar e aumentar a realidade das cenas. No filme Ratatouille as personagens entram em contacto entre si e com os elementos de cena, criando um ambiente próximo do que acontece no mundo real.
Observe a compressão nos dedos do rapaz a segurar o vidro e a compressão das costas do rato contra o recipiente, na imagem no início deste artigo.
Para perceber todo o processo, a Pixar descreve o processo, em inglês, num ficheiro em PDF. Para conseguir este ficheiro, clique com o botão da direita do rato (control clique no Mac) neste link e escolha Gravar o ficheiro como…
Apenas para ressaltar o grau de complexidade do filme Ratatouille, basta dizer que o filme foi todo feito pelo uso de animação convencional manual, sem o uso de dispositivos de captura de movimento (mocap = motion capture), conforme assinalado no final dos créditos do filme…
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
1 Opinião
-
Paloma Mazza on
Julho 22, 201012:56
Qual o nome desse programa , achei bem interessante ! Bjss ..