por Magno Urbano
O Google acaba de lançar uma ferramenta chamada Google Social Graph API, destinada à criação de comunidades de links.
Com o advento de blogs e sites como o Orkut é cada vez mais comum a publicação de propriedades vinculadas aos links que definem o papel social ou relação entre as pessoas e as suas páginas. Nos blogs, por exemplo, se uma pessoa faz um link de uma página sua a uma página de um amigo, definir a propriedade “friend” neste link, indicando ao Google e a outros search engines que o indivíduo vinculado é um amigo do dono da página. Para além de friend (amigo), esse tipo de link, pode assumir valores como “contact” (contacto), “spouse” (esposo/a), “me” (meu) e outros.
A primeira vantagem óbvia deste tipo de link é a possibilidade de descobrir novas relações entre as páginas. Se, por exemplo, a pessoa A cria um link para a página de B, definindo-o como child (filho) e esta página B cria um link para C, definindo-o como contact (contact) então é estabelecida uma relação entre A e C, sendo C contacto de A.
Este exemplo de relações familiares entre links é apenas uma das inúmeras possibilidades do novo Google Social Graph API. Para mais informações, poderá visitar esta página do Google.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
1 Opinião
-
claudio on
Abril 14, 20081:42
é otimo