por Magno Urbano
O Google confirmou recentemente que financiou o grupo Codeweavers para que o WINE fosse desenvolvido a ponto de permitir que o Photoshop pudesse correr no Linux.
Para aqueles que não conhecem, o Wine (winehq.org) é um programa que permite ao Linux correr programas de Windows – e o mais importante –, sem o Windows.
“O Photoshop é um dos programas mais requisitados pelos utilizadores de Linux. Tivemos de desenvolver 200 emendas ao código do Wine para que este pudesse correr o Photoshop CS2 e CS3.”, ressaltou Dan Kegel (programador do Google e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Wine).
“Não por acaso, aplicações como o Flash CS2 e Flash CS3 agora também podem ser executadas em Linux, através do Wine. Continuaremos a desenvolver o Wine para melhorá-lo cada vez mais nesta área gráfica”, completa Dan Kegel.
Apesar de toda a compatibilidade actual do Wine com o Photoshop, o sistema ainda não funciona em completa perfeição. Problemas ainda existem, que prometem ser resolvidos brevemente.
O financiamento do código do Wine para permitir a um programa caro como o Photoshop correr no Linux não parece ser um movimento típico do Google que, normalmente, sempre investe em códigos de uso livre. Segundo é possível observar, o investimento parece ser também um presente de grego para a Microsoft, especialmente para o presidente lunático Steve Ballmer (ver vídeo seguinte) que jurou usar todas as suas forças para destruir o Google.
Para o utilizador, quanto mais concorrência melhor, ainda mais em sistemas de uso gratuito como o Linux.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |