por Magno Urbano
No passado, quando fazíamos a criação de materiais multimédia em computadores, nomeadamente de imagens, observavam-se grandes diferenças de aspecto quando estas imagens eram vistas em diferentes computadores. As imagens produzidas num computador Windows, por exemplo, pareciam muito mais escuras num Mac e ambas eram diferentes daquilo que obtínhamos ao imprimir a imagem.
Nesta altura, os programas que lidavam com imagens não faziam muito para resolver o problema.
Quando a questão era a web, a situação complicava-se. Cada browser da altura – Internet Explorer e Netscape – produzia uma imagem com aparência distinta num determinado computador.Para tentar resolver a questão, a Adobe introduziu perfis de cor (color profile) nas imagens criadas no Photoshop. Então, cada imagem fazia-se acompanhar de informações que indicavam aos computadores como mostrá-la ou impimi-la, correctamente.
Tudo estava bem quando um terceiro elemento entrou em cena: a Internet. Sendo hoje a web sinónimo de meio de divulgação multimédia era suposto que os browsers (navegador de Internet) também fizessem uso dos perfis de cor das imagens de maneira a mostrar correctamente as imagens. Entretanto, isso não era verdade até pouco tempo.
Como o lançamento da nova versão do seu novo sistema operativo Mac OS X 10.5 (Leopard) a Apple actualizou o seu browser Safari para que passasse a considerar as informações dos perfis de cor das imagens conseguindo, com isso, fazer do Safari o único browser actual capaz de produzir imagens no ecrãn com a mesma aparência que terão quando impressas ou vistas noutros sistemas.
A seguir a tendência, a nova versão 3 do Firefox (ainda em fase de testes), já está a ser distribuída com esta nova funcionalidade incorporada – apesar de vir desligada de fábrica.
No futuro espera-se que a Microsoft adicione esta funcionalidade ao Internet Explorer também, para que tenhamos uma coerência visual em todos os meios e sistemas.
Recomendamos, também, que leia esse nosso outro artigo, para verificar que também existem diferenças não só na cor, mas também na qualidade das imagens mostradas por diferentes plataformas e sistemas.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |