por Magno Urbano
Numa tentativa desesperada para evitar ser comprada à força pela Microsoft, o Yahoo! acaba de armadilhar uma bomba contra a Microsoft no seu próprio negócio e anunciou que passará a veicular anúncios do Google AdSense no seu motor de busca.
Durante anos, o Yahoo! desenvolveu a sua própria versão do AdSense – sistema de anúncios que aparecem na parte lateral do browser quando alguém faz uma pesquisa no motor de buscas. Esse desenvolvimento culminou com a obtenção da segunda maior rede de anúncios na internet por motores de busca. Por saber que essa rede é objecto de inveja e cobiça da Microsoft e devido às últimas ameaças e tentativas de compra pela Microsoft, o Yahoo! resolveu fazer uma associação com o Google, de forma a envenenar o seu próprio negócio, criando uma barreira intransponível para a Microsoft e inviabilizando a compra.
Segundo os rumores que circularam na web no final de janeiro, o Google tomou a iniciativa de contactar o Yahoo! no sentido de formar alianças e bloquear a Microsoft. Segundo o próprio anúncio oficial do Google, a compra do Yahoo! pela Microsoft era uma compra predatória que não iria trazer qualquer benefício ao futuro da internet, conforme o texto oficial que mostramos, de seguida, devidamente traduzido:
Yahoo! e o futuro da Internet
A abertura da Internet é o que permitiu o surgimento do Google e do Yahoo! Sistemas baseados em boas ideias que correspondem a mais valias para os utilizadores, espalham-se rapidamente. Negócios podem ser criados baseados em ideias. Os utilizadores sempre se beneficiam com a inovação constante. É isso que faz da internet um local maravilhoso.
Então, surgem objecções quando a Microsoft tenta comprar o Yahoo! à força. A questão é muito maior do que apenas uma questão de compra de uma empresa por outra. A questão gira em torno de preservar os princípios da própria Internet: abertura e inovação.
Poderá agora a Microsoft fazer na internet o mesmo tipo de acções inapropriadas e ilegais que faz no mundo dos computadores pessoais? Enquanto a internet premia a inovação e a competitividade, a Microsoft é vista, frequentemente, envolvidas em estratégias para estabelecer o monopólio em todos os segmentos de mercado.
Poderá a compra do Yahoo! permitir à Microsoft – para além de todas as ilegalidades da operação em si – trazer para a Internet todo tipo de práticas ilegais e ofensivas, similares às que tem utilizado nos browsers e nos sistemas operativos? Para além disso, o somatório de Microsoft e Yahoo! permitirá à primeira obter o controlo de um número imenso de contas de email e de mensagens instantâneas. Será que este poder não será usado para limitar o acesso das pessoas a outros sistemas concorrentes?
Os legisladores ao redor do mundo precisam de começar a fazer essas perguntas e os consumidores merecem conhecer as respostas.
Nós (do Google) levamos a abertura da internet, a inovação e a opção de escolha do utilizador, muito a sério. Faz parte da nossa essência. Acreditamos que os interesses dos utilizadores de internet vêm em primeiro lugar.
O mais recente desenvolvimento dessa história corresponde à resposta da Microsoft à bomba armadilhada pelo Yahoo!: “o acordo entre o Yahoo! e o Google para destruir a compra do Yahoo! pela Microsoft coloca o controlo de 90% do mercado de anúncios pela web na mão do Google formando assim um verdadeiro monopólio”. Segundo o que parece, há uma preocupação da Microsoft no sentido de não haver nenhuma empresa com o monopólio do mercado, podendo haver livre competição entre as empresas. Pelo visto, para a Microsoft, o monopólio só é válido quando for dela o controlo.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
1 Opinião
-
RAFAELA_QUEIROZ_GALVÂO on
Abril 14, 200813:28
Parabéns pelas Informações, criação e desenvolvimento do Site!