por Magno Urbano
Segundo as últimas indicações, vem aí a Nikon D3X DSLR, uma nova máquina fotográfica reflex com 24,4 Mpixels.
A grande pergunta é: será que a resolução de uma máquina fotográfica ou scanner é tão importante assim? E a resposta é: não, excepto em alguns casos.
Segundo já explicamos anteriormente, de forma detalhada nos nossos livros de Photoshop como de forma geral no artigo A resolução da resolução, o factor mais importante de uma máquina fotográfica ou scanner não é a resolução em pixels. É sim um factor chamado de dynamic range (faixa dinâmica), que faz referência à gama de cores e/ou luminosidades que um sensor óptico é capaz de captar. Numa comparação com o mundo do áudio, poderá diferenciar a qualidade sonora que ouve através de um telefone vulgar com a qualidade sonora de um equipamento de áudio topo de gama. O telefone vulgar é um dispositivo analógico e, portanto, possui uma “resolução” infinitita. Entretanto, o telefone só é capaz de transmitir o som numa faixa reduzida de frequências. Por outro lado, o equipamento de áudio topo de gama possui uma resolução limitada, mas consegue reproduzir o som numa faixa ampliada de frequências. Qual equipamento produz o melhor som?
Por esta razão, uma imagem produzida por uma máquina fotográfica de 5 Mpixels será melhor do que outra produzida por uma máquina de 300 Mpixels se esta primeira captar as imagens com uma dinâmica de cor e luminosidades ampliada.
Restam agora, então, duas perguntas:
- Porque os fabricantes de máquinas e scanners insistem em fazer equipamentos com cada vez maiores resoluções e fazem questão de anunciar isso? E a resposta é: porque é mais barato fazer um sensor que possa captar mais pixels do que um que tenha melhor dinâmica de cor.
- Em que casos é importante ter uma máquina com maior resolução? Resposta: apenas no caso de querer ampliar a imagem a tamanhos imensos. A Nikon D3X, por exemplo, cria imagens com 6048×4032 pixels. Uma imagem dessas pode ser ampliada e impressa numa resolução de 300 dpi – pontos por polegada – (padrão de alta qualidade usado no mundo das impressões gráficas: livros, capas de CD, etc.), sem perder qualidade, até um tamanho máximo de 51×34 cm, aproximadamente. Mas essa também é uma questão relativa, pois depende da distância que o observador estará da imagem impressa.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |