por Magno Urbano
Desde o lançamento do medíocre Windows Me em 2000, ficou claro que a Microsoft começava a perder o rumo no mercado de software.
Obcecada com o Yahoo e principalmente com o sucesso do Google, empresas que não são seus competidores directos, a Microsoft começou a mudar o seu rumo, de uma empresa criadora de software, para uma empresa de venda de anúncios na Internet. Ao fazê-lo, esqueceu-se de desenvolver, de forma apropriada o Windows e o Office, os seus dois únicos produtos de sucesso e que ainda mantêm os lucros da gigante de Redmond. Um exemplo disso é o recente fiasco bombástico do Windows Vista (= XP com maquilhagem) que tem vendido menos a cada dia que passa.
Se este artigo fosse escrito há dois anos atrás, podíamos incluir também a consola Xbox la lista de produtos de sucesso da Microsoft. Entretanto, esta consola vem perdendo terreno de forma tão rápida para o Wii e para a PlayStation que vai sucumbir em breve, se nada for feito para reverter a tendência.
Ao fazer a mudança de área de actuação, de software para a propaganda na Web, a Microsoft deixa um mercado que controla de forma monopolista e onde consegue praticar todo tipo de acções lícitas ou não para forçar a venda dos seus produtos e passa a concorrer num mercado livre, onde precisa de apresentar produtos de qualidade, coisa para a qual não está vocacionada. O resultado final é o falhanço estrondoso.
O sucesso do iPod, do iTunes e do iPhone fizeram a Apple entrar para a lista de inveja e de cobiça da Microsoft, que tem feito produtos identicos que consigam competir com os da Apple tendo todos, obviamente, também terminado em falhanços espetaculares (exemplos: Play4Sure, Zune, Zune MarketPlace, MSN Music, etc.).
A prova está no balanço trimestral da Microsoft publicado ontem. Segundo este números, as vendas do Windows cairam em 24% em relação ao ano passado, o que representou uma redução de 11% nos lucros globais da empresa em relação ao ano anterior.
No mesmo período, a Apple registou um aumento de 51% nas vendas de computadores, resultando num aumento de 36% do lucro global e o Google registou um aumento global de 31% no lucro.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
8 Opiniões
-
Luis Panao on
Abril 26, 200823:37
Na verdade o windows vista e um sistema operativo ingovernavel e dificil de evitar o afundamento da paciencia de quem o usa, face a um MAC OS estavel de facil trato e rapidez imbativel, neste momento para tirar partido e eficiencia no meu trabalho optei por um Apple e estou verdadeiramente surpreendido na positiva, no ambito pessoal uso cada vez menos o windows, no MAC ja consigo ter tudo o que usava anteriormente e com mais eficiencia e rapidez, isento de crash e bloqueios inesperados.
-
Nuno Pereira on
Abril 27, 20081:33
É verdade. Concordo com o Luis Também sou ex-utilizador do Windows e hoje uso um Mac. Não existe comparação entre o Mac OS X e o Windows. Discutir qual dos dois é melhor é como comparar um Rolls-Royce a um carocha. O Mac é rápido, leve, sem bloqueios, sem crises. Eu converti minha antiga máquina Linux para o Ubuntu. Apesar deste sistema ser tosco em comparação com o Mac é também um sistema sem crises, infinitamente superior ao Windows, apesar de ser de difícil configuração – quando a questão é a de fazer funcionar algo que não funcionou à partida. Muitos têm medo de abandonar o Windows por pensarem que terão dificuldades em conseguir programas que façam as mesmas coisas dos que já possuem no Windows. O que vos digo é, depois de 4 anos a usar um Mac: tudo o que existe para Windows existe para Mac e se quase sempre as versões de Mac são melhores.
-
J'quim on
Abril 27, 200810:33
Não se esqueçam do Linux. A Apple tem tantas manias monopolistas como a Microsoft, e não tarda muito para que isso venha ao de cima.
-
J'quim on
Abril 27, 200810:33
Open Souce forever!
-
Katia Lima on
Abril 28, 200814:53
Nada mais previsível do que o Windows estar afundando. Vamos todos mudar para o Linux, pessoal!!!!!!!!!
-
atanael on
Julho 4, 20083:28
Meu nome é Atanael e gosto muito da microsoft. o windows que eu gosto é o windows 98 e eu tenho mania de fazer tudo no office
-
Lobato Pires on
Agosto 13, 200819:13
Oi! pessoal, do que voces estao a espera para largarem o windows e passarem para o mac os? uso o mac ha mais de 5 anos e trabalho com multimedia, tambem ja trabalhei com o windows e vos digo caros amigos nao tenho duvidas que o mac(computadores e sistema operativo)nao nos deixar ficar mal, ao contrario do windows que vende mais pelo seu marketing do que a qualidade de seu produto. abraços pessoal da apple.
-
Magno Urbano on
Agosto 15, 20080:18
É verdade Lobato, tudo no Mac tem uma razão de ser. Cada milímetro é pensado. A interface gráfica é um espetáculo e o sistema nunca deu um crash comigo desde o dia em que utilizei pela primeira vez um Mac... e falo isso desde o antigo Mac OS. Esse novo então, é praticamente impossível de dar crash! Comparar um Mac com Windows é como comparar um Ferrari a um Kombi 67 enferrujada. De certeza que vais a todos os lugares com os dois carros, mas na Kombi vais aos saltos e corres o risco de ficar no meio da estrada porque o motor caiu...