por Magno Urbano
O formato de imagens RAW tornou-se muito popular no mundo da fotografia digital porque permite aos criativos um maior controlo sobre sobre o resultado final da imagem. Por isso e porque cada fabricante de máquina fotográfica fazia o seu próprio formato RAW, a Adobe entrou em cena e criou o formato DNG (Digital Negative = negativo digital), para criar uma certa padronização e permitir uma compatibilidade entre as fotografias vindas de qualquer máquina fotográfica digital, sem a necessidade de ter de instalar nenhum software de apoio.
Depois de alguns anos de evolução, o formato DNG chegou a um ponto onde suporta uma quantidade imensa de máquinas fotográficas de diferentes fabricantes.
Para além de criar as especificações do formato DNG, hoje utilizado por programas como o Photoshop e por fabricantes de máquinas fotográficas profissionais como a Hasselblad, Leica, Ricoh e Nikon e outras como a Samsung, Canon, HP, a Adobe também disponibiliza um programa grátis chamado DNG Converter, que acaba de ser actualizado à versão 4.4.1 e está disponível para Mac e Windows. Devido a problemas de sobrecarga na Adobe, por vezes os links indicados podem ficar indisponíveis.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |