por Magno Urbano
Uma das questões mais frequentes que sempre me fazem é se devemos ou não deixar que façam hotlink das nossas imagens noutros sites, ou seja, inserirem as nossas imagens ou imagens alojadas no nosso sistema, noutros sites, como se fossem deles. A minha resposta é: depende.
Na prática, quando um dono de outro site insere a imagem no seu site com o endereço do nosso servidor, está a sobrecarregar o nosso servidor para mostrar a imagem. Na maioria dos casos os sujeitos não possuem ética suficiente para creditar a origem das imagens. Simplesmente, apropriam-se delas. Roubam-nas sem qualquer cerimónia.
Entretanto, existe um lado bom nisso. Ao fazer hotlink das nossas imagens, estão a criar um tipo de link invisível entre os seus sites e o nosso. Isso é importante para melhorar a classificação de um site nos motores de busca pois, se centenas de páginas estiverem a inserir imagens de um mesmo site, isso significa que o site em questão é importante na comunidade. É uma espécie de voto que aumenta o ranking do site dono da imagem.
O úncio caso que a meu ver deve ser impedido, é aquele no qual o outro site rouba também o texto associado à imagem. Neste caso o outro site está a roubar o conteúdo e ao criar uma segunda cópia do nosso artigo faz este perder a unicidade, factor que é altamente considerado na classificação de um site.
COMO IMPEDIR O HOTLINK DE IMAGENS
Existem várias maneiras de impedir um site de fazer hotlink das imagens do seu site. A minha preferida é pelo uso do .htaccess – um ficheiro especial existente na raiz da área pública de qualquer servidor de web.
Ao fazer o bloqueio, eu prefiro fazê-lo de forma selectiva, ou seja, escolher os sites que eu quero bloquear. Ao fazer o bloqueio, eu faço o servidor substituir qualquer imagem que o outro site esteja a inserir por uma imagem que contém uma propaganda do meu site. Para fazer isso, essas são as linhas que eu acrescentaria ao ficheiro .htaccess:
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site1.com.*$ [NC]
RewriteRule \.(gif|jpe?g|png|bmp)$ /propaganda.gif [L,NC]
O que estas linhas fazem é:
- Ligam o módulo RewriteEngine do servidor Apache;
- Verificam se o nome do site que está a mostrar a imagem é http://site1.com
- em caso positivo, troca qualquer imagem que esteja a ser usada e que tenha extensão GIF, JPEG, JPG, PNG ou BMP por uma imagem chamada propaganda.gif, colocada na raiz do meu site.
No caso de ter muitos sites para bloquear, simplesmente mude as linhas no ..htaccess para…
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site1.com.*$ [OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site2.com.*$ [OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site3.com.*$ [OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site4.com.*$ [NC]
RewriteRule \.(gif|jpe?g|png|bmp)$ /www.efeitosvisuais.com.gif [L,NC]
Repare que os primeiros sites possuem a instrução [OR] no fim e o último site testado deve ter apenas a instrução [NC]
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
1 Opinião
-
O que é hotlink e como impedir que façam isso com você » Winnext on
Maio 21, 200922:15
[...] Se você usa WordPress como o Winnext, abra o arquivo .htaccess e adicione as linhas (a partir da 2ª) depois do “RewriteRule . /index.php [L]” e antes do “</IfModule>”. Salve o arquivo e seja feliz! Post baseado em textos do Tecnocracia e Efeitos Visuais. [...]