(…continuação)
AUMENTAR A VELOCIDADE DA PÁGINA
Em relação à velocidade, a questão complica-se pois a velocidade é um factor que depende de muitas variáveis como, por exemplo:
- a quantidade de clientes e sites alojados numa máquina;
- a velocidade da rede da empresa de alojamento;
- a velocidade de saída, da rede para a internet, da empresa de alojamento;
- a quantidade de hops entre os seus clientes e a empresa de alojamento;
NOTA: quando alguém visita um site, a página tem de passar por várias máquinas (hops) até chegar ao computador do utilizador. Quanto mais longe estiver o servidor que aloja o site, mais máquinas existirão no caminho e mais tempo a página demorará a carregar. Um site que esteja alojado nos EUA será mais lento do que outro alojado em Londres, para um utilizador em Portugal.
TIPOS DE ALOJAMENTO
Ao escolher um local para alojar um site terá, normalmente, cinco escolhas (por ordem crescente de preços):
- alojar o site num local grátis - neste caso, não poderá ter o seu próprio endereço de web;
- alojar o seu site num servidor partilhado - neste caso, as suas páginas estarão a partilhar a mesma máquina com milhares de outras de outras pessoas. É possível imaginar que um site alojado num sistema desses demorará a carregar, pois o servidor estará deveras atarefado a servir tantas páginas. Para além disso, correrá o risco de ter o seu site suspenso, se por acaso ele tiver muitas visitas, pois as empresas de alojamento estabelecem uma carga máxima que um cliente pode imputar ao servidor e suspendem todos os sites que extrapolem esse valor;
- alojar o seu site num servidor virtual - num servidor deste tipo, o seu site também estará a partilhar a mesma máquina com outros clientes. Entretanto, serão menos clientes e as suas páginas serão mostradas mais rapidamente, pois o servidor estará menos sobrecarregado. Neste tipo de alojamento também poderá ter o seu site suspenso, caso venha a ter muitas visitas. Entretanto, as boas empresas de alojamento são mais tolerantes;
- alojar o seu site num servidor dedicado - este é o tipo de servidor ideal. Uma máquina só para o seu site. Finalmente as suas páginas poderão carregar rapidamente e não correrá o risco de ver o seu site suspenso por uso excessivo da máquina.
- alojar o seu site em vários servidores dedicados - este é um caso extremo, indicado para sites com muitas visistas. Neste caso são configuradas várias máquinas para trabalharem em paralelo (load balancing) e dividirem a carga total. Muitas vezes são utilizados servidores separados para os códigos dinâmicos, para as imagens e para as bases de dados.
Seja qual for a sua escolha ou no caso de já ter usado serviços similares no passado, deixe aqui neste post o seu testemunho, para que as pessoas saibam que empresas recomendam ou não e porque. Deixe o seu comentário.
Este artigo continua...
Leia as outras partes deste artigo nos sequintes links:
PARTE 1 : PARTE 2 :Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |