Ao longo da últimas duas semanas começamos a ter o conhecimento das primeiras especificações daquele que será o próximo sistema operativo da Apple: o Mac OS X Snow Leopard.
Pelo que se pôde observar, a Apple optou por criar inovações ao nível estrutural, para além de tornar o seu sistema operativo cada vez mais estável, mais livre de problemas e mais rápido.
Ao nível estrutural, uma das principais inovações será a adopção da tecnologia OpenCL. A maioria dos computadores actuais vêm com uma placa gráfica com um processador gráfico próprio. Apesar desse processador teoricamente poder fazer todos os tipos de operação – da mesma forma que o processador central do sistema –, geralmente só é utilizado quando exigido por jogos complexos ou por programas gráficos avançados. Então, porque não desenvolver uma tecnologia que permita usar este processador ocioso para tarefas não gráficas? É justamente esse o ponto central da tecnologia OpenCL, desenvolvida pela Apple e disponibilizada como código livre, a ser lançada no Snow Leopard.
Disponibilizada a tecnologia, será como dobrar o poder da máquina sem fazer qualquer actualização, o que poderá representar um ponto de viragem histórico para a Apple.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |