Um dos segredos mais protegidos da Apple foi revelado a portas fechadas numa conferência no WWDC (WorldWide Developers Conference) em San Francisco: o SproutCore.
SproutCore é um framework para desenvolvimento web em JavaScript no qual é possível criar aplicativos que funcionam no interior do browser Safari e que se comportam e parecem ser aplicativos normais desktop. Por outras palavras: por meio do uso do SproutCore é possível criar aplicativos – como o Photoshop, por exemplo – que têm funcionamento e a mesma aparência de um aplicativo normal e que funcionam à partir da web, sem a necessidade de instalação na máquina do utilizador.
Conforme dissemos no nosso artigo anterior, o Safari 4– a ser lançado brevemente – já está a ser optimizado com um novo núcleo de JavaScript (o SquirrelFish), capaz de correr programas nesta linguagem 53% mais rápidamente que qualquer outro browser. Isso para além do facto do Safari 4 permitir gravar páginas de web como aplicativos, o que será uso para o caso de aplicativos pela web.
O framework SproutCore foi desenvolvido como código livre por um programador chamado Jolley Sproutlt e está agora a ser adoptado pela Apple.
Demonstrações da tecnologia podem ser vistas neste link.
Segundo os próximos rumores, o próximo lançamento da Apple será o Xcode para Windows, que vai representar mais uma passo para a Apple ampliar ainda mais o uso do Mac OS X junto aos desenvolvedores que, a partir daí, precisarão de clicar apenas um botão para criar um software também na versão para Mac.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |