Quem trabalha com páginas de internet já deve ter visto o uso de números hexadecimais, no comando color, por exemplo: color: #FF0000. Mas o que é, exactamente, um número hexadecimal?
O sistema hexadecimal foi inventado para "facilitar" o trabalho de lidar com números muito grandes. No nosso sistema normal de numeração, de base 10, a posição de um determinado algarismo é relevante, diferentemente, por exemplo, dos números romanos onde isto não ocorre.
Outra característica do nosso sistema de numeração é que cada casa decimal somente pode variar entre 0 a 9. Quando precisamos representar números acima da faixa de valores, precisamos acrescentar mais números à esquerda.
A CONTAGEM
Imagine o contador de quilómetros de um automóvel. A medida que o automóvel se desloca, o primeiro dígito da direita aumenta, progressivamente, de 0 a 9. Ao atingir esse valor máximo, volta a 0 e provoca o aumento de uma unidade no dígito imediatamente à sua esquerda. Um processo similar de incremento ocorre com todos os dígitos à esquerda de um outro que tenha atingido o máximo e passado a zero.
Agora imagine que o contador do seu carro está a trabalhar na base 16. Nesta base, um simples dígito pode contar da seguinte forma: 0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Assim sendo, um dígito poderá contar até F e, depois disso, voltará a zero e incrementará o dígito à sua esquerda. Veja o seguinte exemplo de uma contagem em hexadecimal:
08, 09, 0A, 0B, 0C, 0D, 0E, 0F, 10, 11, 12, 13, 14, ….
(continua…)
Este artigo continua...
Leia as outras partes deste artigo nos sequintes links:
PARTE 1 : PARTE 2 : PARTE 3 :Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |