(…continuação)
O AJAX
AJAX nada mais é do que Javascript Assíncrono, ou seja, é o JavaScript escrito de uma forma onde consegue trocar só as informações necessárias com o servidor e sem a intervenção do utilizador.
Recomendações de uso…
Mesmo o JavaScript sendo infinitamente menos problemático e mais rápido que o Java, ainda pode causar problemas num site. Recomendamos o uso mínimo de programas nesta linguagem. Use-os apenas para realizar tarefas simples como, por exemplo, fazer a troca de imagens numa página à passagem do rato. Já deve ter visto aqueles botões que mudam de aparência à passagem do rato. Se utilizar AJAX, tome cuidado para fazer os programas de maneira a não exaurir a capacidade do servidor em responder às requisições. Muitas pessoas a visitarem uma página com vários segmentos em AJAX que se comunicam ao mesmo tempo, podem esgotar rapidamente a capacidade de resposta do servidor.
Lembre-se também que muitos PDA, telemóveis e outros dispositivos portáteis não são capazes de mostrar páginas com Java, AJAX ou Javascript.
NOTA: Actualmente, o browser capaz de correr JavaScript mais rapidamente é o Safari da Apple – cerca de 6 vezes mais rápido que o pior de todos, o Internet Explorer e três vezes mais rápido que o segundo melhor (Firefox). Além disso, a Apple está a reescrever o núcleo central do Safari e já conseguiu velocidades quase duas vezes maiores, batendo o seu próprio recorde. Veja o artigo sobre a tecnologia Sproutcore, que a Apple está a implantar no Safari e que vai permitir correr aplicativos completos em JavaScript, que vão correr como se fossem aplicativos comuns.
Este artigo continua...
Leia as outras partes deste artigo nos sequintes links:
PARTE 1 : PARTE 2 :Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |