A CRIAÇÃO DE SITES
Ao fazer a criação de sites de internet, siga as seguintes regras no que diz respeito aos links – elementos mais importantes de qualquer site de web.
1. Quantidade Mínima de Cliques
Uma regra que deve sempre seguir é a de minimizar a quantidade de cliques que o utilizador precisará dar para obter a informação que procura. Sites complicados e pouco objectivos são ineficazes. Sempre tenha em mente o espírito da simplificação.
2. Links Partidos
A estratégia e o planejamento são fundamentais. Não observar estes factores pode levá-lo à criação de sites ineficazes e mal feitos. Quando faz um site com muitas páginas é impossível, num determinado instante, não ter um link partido algures. Procure verificar periodicamente os logs do site a fim de localizar qualquer página que esteja com problemas. Um visitante que não chega a uma página perde-se para sempre.
3. Lentidão
Conheça o público que vai visualizar o seu site. Saiba que tipo de método utilizam para aceder à internet. Se as pessoas que visitam o seu site usam banda estreita, não convém fazer um site que demore a carregar. Tenha em mente o espírito do Google. Uma página com uma imagem que carrega em centésimos de segundo. Tente tornar o seu site o mais leve possível, independentemente do tipo de ligação à internet que o seu público possua.
4. Páginas em Construção
Coloque no site apenas as informações que têm disponíveis no momento da construção do site. Nada pior do que as famosas PÁGINAS EM CONSTRUÇÃO! Jamais coloque um link no seu site para uma página que diz estar em construção.
5. A Funcionalidade e o Design
Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas que começam a criar sites para a Web está ligado ao design em si.
É moda hoje, em muitas "escolas de Design", estimular os alunos a criarem visuais extremos e "geniais" como, por exemplo, o de letras amarelas em fundos verdes, contrariando um princípio básico de comunicação visual.
Existe uma diferença entre site "genial", site bonito e site eficaz. O segredo é conseguir um equilíbrio entre estes pontos.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |