CRIAÇÃO DE SITES
Muitos dos que fazem a criação de sites para a web esquecem-se de regras básicas. Uma delas refere-se ao tamanho das páginas de internet.
O Tamanho das Páginas
Na época em que 99% das pessoas navegavam na internet com MODEM de banda estreita, vi num site de uma famosa empresa internacional uma introdução em Flash com um tamanho que quase 2 megabytes e que só corria depois de carregar totalmente. Eram quase 2 minutos a esperar o carregamento… e o botão para saltar a introdução só era mostrado depois de finalizado o carregamento… um verdadeiro pesadelo.
Por incível que pareça, a maioria dos utilizadores a nível mundial ainda navega na internet com banda estreita. Estas pessoas navegam em velocidades da ordem de 4 a 40 Kbps, conforme o caso.
Estudos mostram que uma página precisa de mostrar alguma informação nos primeiros 10 a 15 segundos, durante o processo de carregamento. Um tempo superior a esse ocasiona a desistência de 1/3 dos visitantes, que cancelam e vão para outro site.
Para um público visitante com velocidades de banda estreita, recomenda-se a criação de sites com páginas cujos tamanhos não sejam superiores a 40 ou 50 Kbytes. Mesmo para um público de banda larga, convém não exceder os 80 Kbytes por página, nomeadamente na página principal do site. Ao contar o tamanho do site deve considerar todos os elementos: imagens, textos, scripts e CSS.
O motor de busca Google é um exemplo de página rápida. Com a intenção de ganhar velocidade e objectividade, colocaram apenas uma imagem na homepage e pouquíssimo texto. A página toda não ultrapassa 9 Kbytes!
Quando não for possível evitar…
Quando for preciso levar o visitante a visitar uma página pesada, informe-o antes, para que ele esteja ciente ao clicar no link.
Textos Longos
Sempre que puder quebre longos textos em várias páginas, de forma que possam ser lidas de forma sequencial, para frente ou para para trás. O mesmo é válido para ficheiros que vier a disponibilizar para download que sejam muito grandes.
Lembre-se que ler um texto pela internet não é o mesmo que ler um livro. É muito mais difícil ler um texto no monitor. Logo, facilite a vida ao visitante.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
3 Opiniões
-
William on
Outubro 11, 20080:13
Legal o Artigo....
-
Magno Urbano on
Outubro 11, 20081:17
obrigado William!
-
Nilo on
Agosto 17, 20120:49
Valeu a pena ler este artigo.