AS SUAS PRÓPRIAS BIBLIOTECAS
Sempre que estiver a criar animações em Adobe Flash deve ter como objectivo conseguir o menor ficheiro final possível. Primeiramente, porque ficheiros menores carregam de forma mais rápida pela internet.
Para conseguir manter o tamanho dos seus trabalhos mínimo deverá quase que obrigatoriamente, criar bibliotecas, colocar nelas objectos e reusá-los quando necessário. Praticamente todo trabalho em Flash permite o uso repetido de objectos previamente criados no mesmo projecto.
Ao reutilizar um objecto da biblioteca num projecto, estará a usar uma "cópia virtual" do objecto que, praticamente não contribui para aumentar o tamanho final da animação, pois está cópia virtual equivale apenas a um conjunto de dados que informam ao Flash para redesenhar o objecto numa outra parte da animação.
O "SYMBOL" E A BIBLIOTECA
Um symbol ou símbolo é como o Flash chama os objectos. Para criar um símbolo no Flash, vá ao menu Insert > New Symbol e, de seguida desenhe o objecto pretendido. Também poderá criar o objecto previamente, seleccioná-lo e ir ao menu Modify > Convert to Symbol. Automaticamente, estará a criar um novo objecto (símbolo) na biblioteca.
USAR UM SÍMBOLO DA BIBLIOTECA
Para usar um símbolo que enviou para a biblioteca vá no menu WIndow > Library. Isso fará surgir a janela da biblioteca, que mostrará todos os objectos que criou.
Para usar um dos objectos, arraste-o da biblioteca para a área de trabalho. Modifique o seu tamanho, crie efeitos de distorção, animações, etc. Poderá fazer o que quiser com os objectos copiados.
A grande vantagem de usar objectos da biblioteca é que, a qualquer instante poderá modificar a aparência de todos os obectos iguais que inseriu em cena pela simples modificação da aparência do original. Lembre-se que as cópias seguem o aspecto do original.
Caso precise mudar a cor de uma cópia, a única forma possível é pelo uso de um efeito. Entretanto, o efeito muda a cor do objecto como um todo e não as suas partes individuais (a menos que estas sejam objectos independentes).
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
2 Opiniões
-
LEONARDO on
Julho 22, 200818:45
Magno, Parabéns pelo site. Preciso aprender colocar carregamento no meu site. Uso o flash cs3. Teria que ter um carregamento para iniciar o site e outro para as imagens que são carregadas por meio de programação que fiz. Obrigado.
-
Magno Urbano on
Julho 22, 200823:12
Obrigado pelos elogios, Leonardo. Cuidado para não tornar o site hermético aos motores de busca, conforme falo noutros artigos. Só agora é que o Google, com a ajuda da Adobe, começa a classificar o conteúdo de animações em Flash. Entretanto, classificar o conteúdo é uma coisa, querer que sejam seguidos links para imagens e para outros conteúdos, é outra. O melhor conteúdo que existe para os motores de busca é o HTML puro, sem Java, sem JavaScript, sem Flash, sem nada. Entretanto, fazer sites em HTML puro limita muito o que é possível fazer e torna as coisas mais complicadas. Por outro lado, o pior site para um motor de busca é aquele feito totalmente em Java, Flash ou outra tecnologia que gere "aplicativos" fechados. O ideal é saber conjugar todas as possibilidades e fazer o site o mais aberto possível.