(…continuação)
Antes da transmissão em cores nos EUA, a televisão local era transmitida em 30 quadros (= frames) por segundo tendo, cada quadro ou imagem, 525 linhas.
Na verdade, as imagens eram transmitidas em dois grupos de linhas, ímpares e pares, chamados de fields (campos) – ler o artigo OS SISTEMAS DE TRANSMISSÃO DE TELEVISÃO NO MUNDO, para mais detalhes. Entretanto, para poder adicionar a cor ao sinal original americano, teve de ser feita uma modificação na frequência de trasmissão e passaram a ser transmitidos 29,97 imagens por segundo.
NOTA: pela tecnologia corrente na altura, era muito difícil trabalhar com valores irregulares como 29,97 frames por segundo. Apesar de pequena, essa diferença de 0,03 frames por segundo do sinal preto e branco para o sinal colorido era suficiente para causar uma desincronia de todo o sistema. Por essa razão inventaram um esquema chamado de drop frame, no qual um acerto é feito na contagem de tempo, para que o sistema não saia de sincronia.
Quando a transmissão em cores foi implantada na Europa, já se conheciam os problemas do NTSC e os especialistas da altura usaram estas informações para criar um sistema no qual a cor não perdia a tonalidade original com o passar do tempo. Tinha nascido então, o sistema PAL (Phase Alternated Line = Linha Alternada de Fase), que trasmitia 50 frames por segundo, cada qual com 625 linhas, transmitidos em dois grupos alternados de fields, como no NTSC.
NOTA: Os valores de 30 quadros por segundo do NTSC e de 50 quadros por segundo do PAL foram escolhidos por causa da frequência da rede eléctrica nestas regiões que ainda é, como na altura, 60 e 50 Hz, respectivamente. Isso porque, por razões de limitação tecnológica, a frequência da rede eléctrica era usada para fornecer um sinal de sincronia que podia ser usado como referência para desenhar as imagens.
A Europa tem também um outro sistema de televisão chamado de SECAM (Séquentiel couleur à mémoire = Cor Sequencial com Memória), cujo desenvolvimento iniciou antes do PAL e foi implantado na França e depois em outros países como a Grécia, a União Soviética e países do meio oriente.
Este artigo continua...
Leia as outras partes deste artigo nos sequintes links:
PARTE 1 : PARTE 2 :Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
1 Opinião
-
Fabio on
Janeiro 4, 20150:00
Oi amigos, muito legal o blog, mas não consigo ver os artigos por completo. obrigadp.