Quem lida com edição de vídeo precisa conhecer a parte técnica que envolve o funcionamento do sistema em si, e isso envolve conhecer os mecanismos que regem o funcionamento dos sistemas de vídeo no mundo – que seguem, aproximadamente, a mesma base em comum.
Recomendamos a leitura prévia dos nossos artigos seguintes:
- CRIAÇÃO MULTIMÉDIA: Os Sistemas de Transmissão de Televisão;
- Os Sistemas de Trasmissão de Televisão no Mundo e
- Letterbox, Widescreen, 4:3, 16:9, Pan & Scan e outros bichos.
O QUE É UM FIELD?
Conforme mencionámos em artigos anteriores, um frame de vídeo é composto por uma série de linhas horizontais (na verdade, ligeiramente inclinadas) transmitidas – por razões de limitações tecnológicas da época em que os sistemas de televisão foram criados – em dois conjuntos seguidos de linhas (primeiro as ímpares e depois as pares). Cada um desses grupos de linhas recebe o nome de field (campo), o field ímpar e o field par.
A transmissão de televisão foi assim idealizada para minimizar os problemas de cintilação (flickering) do ecrã. Na verdade, o tubo de imagem dos antigos televisores era revestido, internamente, por um material (fósforo), que tornava-se incandescente ao receber o impacto de um electrão. Quanto maior a velocidade de impacto, maior o brilho. Porém, se deixar de receber impacto de electrões, uma área perde a luminosidade com o passar do tempo.
(continua…)
Este artigo continua...
Leia as outras partes deste artigo nos sequintes links:
PARTE 1 : PARTE 2 :Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |