O TIMECODE
É obrigação de quem trabalha com edição de vídeo conhecer a parte técnica que envolve o funcionamento dos sistemas de vídeo.
Neste aspecto, existe algo chamado timecode, que todo profissional deve conhecer.
Para que possa compreender melhor o que vamos tratar nesse artigo, recomendamos a leitura prévia dos nossos outros artigos:
- EDIÇÃO DE VÍDEO: O que é um field?;
- CRIAÇÃO MULTIMÉDIA: Os Sistemas de Transmissão de Televisão;
- Os Sistemas de Trasmissão de Televisão no Mundo e
- Letterbox, Widescreen, 4:3, 16:9, Pan & Scan e outros bichos.
O QUE É O TIMECODE?
Conforme dissemos nos artigos anteriores (mencionados no início deste texto), um segundo de vídeo é formado por diversos quadros ou frames que são mostrados em sequência, para causar a ilusão de movimento – 25 quadros ou frames por segundo no sistema europeu PAL e aproximadamente 30 quadros por segundo no sistema NTSC americano.
Para facilitar o trabalho de montagem e de manipulação de materiais de vídeo, foi inventado um código para fazer referência a qualquer frame num determinado instante. Esse código foi baptizado de timecode e criado com 8 dígitos agrupados, para representar as horas, os minutos, os segundos e os frames, conforme o padrão seguinte:
00 : 00: 00 : 00
Assim como num cronómetro, os três primeiros grupos de dois dígitos marcam, respectivamente, as horas, os minutos e os segundos. Nos dois últimos dígitos, são referenciados os frames.
NOTA: os dois últimos digitos podem variar entre 00 e 24 no sistema PAL europeu e de 00 a 29 no sistema NTSC americano.
Então, se estiver a ver o frame na posição de timecode 00:10:13:22 saberá que corresponde ao frame 22 na posição 0 horas 10 minutos e 13 segundos.
NOTA: O maior timecode possível no sistema PAL é o 23:59:59:24 e no sistema NTSC é o 23:59:59:29.
A informação de timecode costuma estar disponível em todos os sistemas profissionais, seja no painel das máquinas, seja em janelas nos programas de edição não linear.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |