Neste artigo trataremos das diferenças entre as resoluções de vídeo e de informática e o que deve considerar na hora da criação.
A RESOLUÇÃO GRÁFICA
A primeira coisa a observar quando comparamos a resolução de um monitor de computador com a imagem que vemos numa televisão (mesmo que seja de alta definição) é a superioridade da qualidade da imagem nos primeiros. Então, qualquer arte espetacular criada em computador vai sempre ser vista em pior qualidade num ecrã de televisão. Tenha isso em mente para não se decepcionar e para não ter de refazer o trabalho.
Ao criar para televisão e vídeo, deve sempre evitar elementos com muitos detalhes e com detalhes muito diminutos e finos. Esses detalhes vão desaparecer na televisão, ou pior, poderão criar efeitos indesejados e tornar um trabalho ilegível ou com mau aspecto. Assim, elementos maiores, mais lisos e mais espessos são sempre preferíveis.
Ao trabalhar com letras, evite as letras muito pequenas (inferiores a 18 pixels). A faixa de 24 a 32 pontos é a ideal.
AS CORES
As cores vistas nos monitores de computador também nem sempre vão ser as mesmas quando vistas numa televisão, principalmente se for descuidado. Cores muito puras e muito extremas devem ser evitadas, pois a televisão não conseguirá mostrar ou poderão estar fora da faixa possível na transmissão PAL ou NTSC. O mesmo é válido para as imagens com muito brilho, muito contraste ou que utilizem certas combinações de cores. Lembre-se que a cor zero total (R = G = B = 0) nunca poderá ser transmitida e vista numa televisão – por questões técnicas.
O Photoshop possui um filtro chamado de NTSC Colors (Filter > Video > NTSC colors), que permite ter uma ideia aproximada de como o trabalho será visto em um televisor, mesmo que esteja a trabalhar em PAL. Se puder, teste a imagem numa televisão durante o processo de criação, para não ter surpresas.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
3 Opiniões
-
brito on
Agosto 1, 20081:01
gostei bastante deste artigo, resolução e cores, parabéns espero continuar recebendo estes truques. Valeu!!
-
Magno Urbano on
Agosto 1, 20084:22
Caro Brito, obrigado pelos elogios!
-
Anonymous on
Abril 15, 200922:44
muito boa a explicaçao..um abraço walmir lisboa