SAFE AREA
Em todos os programas de edição de vídeo que porventura venha a utilizar verá a utilização de um termo chamado de "safe area". Neste artigo vamos explicar o que é e o que significa este termo e que importância possui para quem trabalha com a criação de materiais audiovisuais.
O TAMANHO DOS FRAMES NTSC E PAL
Ao trabalharmos com filmes no formato PAL ou NTSC, teremos de criar estes materiais num certo tamanho de imagem, consoante o formato e a resolução escolhidos. Veja alguns exemplos na lista seguinte:
- Formato PAL SD = 720 x 576 pixels;
- Formato NTSC SD = 720 x 480 pixels;
- Formato NTSC HDTV 720p = 1280 x 720 pixels;
- Formato NTSC HDTV 1080p = 1440 x 1080 pixels;
Devido a problemas técnicos da época em que a televisão foi criada, era impossível fazer com que todos os aparelhos receptores conseguissem visualizar as imagens a ocupar toda a área do ecrã. Assim sendo, decidiu-se por transmitir as imagens expandidas, de forma a garantir que ocupariam todo o ecrã em todos os televisores. Estava criado o que é chamado de transmissão em overscan.
Devido às imagens serem transmitidas expandidas na televisão normal (SD = standard definition), não é recomendada a colocação de nenhum elemento junto à orla da imagem, já que vai ser cortado pela maioria dos televisores e jamais será visto como planeado.
(continua…)
Este artigo continua...
Leia as outras partes deste artigo nos sequintes links:
PARTE 1 : PARTE 2 :Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |