(…continuação)
Na prática convencionou-se criar uma área chamada de video safe area (ver a primeira imagem deste artigo), correspondente a 90% da área da imagem, fora da qual um elemento está condenado a ser cortado. Quando o elemento em questão for um texto, que normalmente precisa de ser lido, convencionou-se colocá-los sempre dentro de uma segunda área, chamada de title safe area, correspondente a 80% do tamanho da imagem total, para garantir que nunca seriam cortados.
Portanto, toda vez que for criar um elemento que precise de ser visto ou lido, deve sempre colocá-lo dentro da title safe area e, convém nunca colocar nada importante fora da video safe area, para garantir que conseguirão ver o que foi criado.
HDTV E O SAFE AREA
A grande pergunta que surge é se a questão do safe area também é válida para o caso da HDTV (televisão de alta definição). A resposta é: apesar de vivermos numa época na qual os equipamentos electrônicos têm uma maior precisão, nem todos os aparelhos são feitos iguais. Além disso, ainda temos muitos aparelhos convencionais a serem utilizados e o DVD ainda é o grande formato vendido. Por essa razão, mesmo que produza materiais para HDTV, deve ter em mente que provavelmente serão vistos em outros equipamentos de menor resolução ou convertidos para outros formatos e convém sempre trabalhar numa área reduzida e deixar um espaço para qualquer falha ou situação que possa vir a reduzir o quadro da imagem. Desta forma estará sempre a garantir que os seus materiais são vistos em todo tipo de dispositivo multimédia.
Este artigo continua...
Leia as outras partes deste artigo nos sequintes links:
PARTE 1 : PARTE 2 :Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |