FLASH - IMPORT TO LIBRARY (importar para a biblioteca)
Conforme tratámos em artigos anteriores como, por exemplo, em TUTORIAL FLASH: As Bibliotecas e em TUTORIAL FLASH: Os botões (as bibliotecas), o Adobe Flash trabalha com o conceito de bibliotecas que, na verdade, são regiões onde poderá guardar aqueles objectos que vai utilizar várias vezes numa animação.
A razão para trabalhar em bibliotecas é a de optimizar o trabalho e torná-lo o menor possível. Por outras palavras: se vai utilizar um boneco dez vezes na mesma animação, basta criar o boneco uma vez e trabalhar com cópias deste. Assim, a animação vai ter um tamanho final menor, o que significa que vai carregar mais rapidamente no navegador do utilizador quando a animação for visualizada.
Para além de poder colocar um objecto na biblioteca para poder utilizá-lo várias vezes na mesma animação, também poderá utilizar os objectos que estejam na biblioteca de uma animação noutra.
Para importar a biblioteca de uma animação na bliblioteca vá ao menu File > Import > Import To Library. Em versões antigas do Flash essa função era File > Open as Library. Seleccione então uma animação qualquer e o Adobe Flash irá importar o ficheiro correspondente para a biblioteca e, de lá, poderá utilizar todos os objectos que desejar noutra animação.
NOTAS:
- Ao importar objectos de outra animação na biblioteca o Flash mantém os objectos que já lá existiam antes.
- Para visualizar a biblioteca do Flash pressione as teclas Ctrl L (Windows) ou Cmd L (Mac).
- A biblioteca do Flash pode conter todos os objectos criados numa animação para além dos ficheiros de áudio, imagens e filmes que porventura tenham sido importados.
O Flash cria, automaticamente, uma biblioteca para cada trabalho que criar.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |