Desde que escrevi o meu primeiro livro em 2001, tenho sempre ressaltado a importância de fazer páginas e sites que carreguem da maneira mais rápida possível.
Tenho destacado em meus textos que uma página que demora mais do que 30 segundos a carregar, perde 50% ou mais dos visitantes que, simplesmente, desistem de aguardar pelo carregamento da página e vão para outro site.
Para conseguir velocidade de carregamento, tenho sempre destacado a necessidade de manter o tamanho da página dentro da ordem de, no máximo, 100 Kb. Sempre mostro o site do Google como ideal – tendo apenas um número reduzido de imagens e tamanhos inferiores a 30kb.
Apesar de tratar deste tema seguidas vezes, muito poucas pessoas levam a sério esse tema. Tenho visto páginas de entrada de sites com tamanhos colossais, por vezes com músicas, flash, etc., e que demoram milénios a carregar.
Para testar os efeitos catastróficos que o tamanho de um site pode acarretar, o Google resolveu fazer uma experiência interna. Como sabe, toda vez que faz uma pesquisa no Google são mostrados 10 resultados. Esses resultados demoram 0,4 segundos para serem mostrados. Os resultados da experiência do Google mostram que, ao aumentarem o número de resultados de 10 para 30, aumentavam o tempo de espera de 0,4 para 0,9 segundos. Esse aumento de meio segundo era suficiente para provocar uma redução de 20% no tráfego do Google. Por outras palavras, meio segundo a mais de espera para a página carregar ocasionava a desistência de 20% dos utilizadores que, então, iam para outros motores de busca, ou seja, deixavam de usar o Google e iam procurar a informação noutro lado.
Penso que esta seja então, a prova definitiva da importância de um site carregar rapidamente.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |