Segundo o famoso colunista da PC Magazine, John C. Dvorak, o novo padrão de HTML 5, lançado pelo W3C para os browsers, é o santo graal das companhias que sonham em destronar a Microsoft da liderança de uso de sistemas operativos. Na verdade, o novo padrão coloca todos os sistemas operativos em segundo plano, fornecendo ao computador a habilidade de correr qualquer programa em qualquer computador, independentemente do facto de ser Mac, Windows, Linux, Solaris ou qualquer outro sistema.
Para além das novas funções como a CANVAS, que permite desenhar directamente no ecrã, o formato HTML5 fornece uma série de funcionalidades que permitem a comunicação directa com o servidor, interactividade e, inclusive visualização de conteúdos 3D em tempo real e com qualidade raytrace.
Apesar de hoje os browsers serem menos importantes que os sistemas operativos, o Google afirmou esta semana, que é tudo uma questão de tempo.
Para empresas como a Microsoft que dependem da venda de cópias do Windows para sobreviver, ter um mundo onde o sistema é indiferente, significa sérios problemas. Para quem cria conteúdos é fantástico poder criar um programa uma vez e saber que vai correr em todos os computadores.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
1 Opinião
-
Microsoft concorda com Apple e diz que HTML5 é o futuro da web - Xoburi on
Maio 13, 201012:56
[...] : Efeitos Visuais Vooz Tags: apple, Flash, html 5, microsoft, windows Comments RSS [...]