O YouTube começou a transformar o site para mostrar os vídeos sem o Flash… apenas com o uso do HTML5.
Como sabem, o padrão HTML estabelece o formato no qual as páginas de internet precisam de ser criadas para serem correctamente vistas nos navegadores.
Com o surgimento da versão 5 do HTML, é possível inserir vídeos em páginas sem a necessidade de converter esse vídeo para Flash ou para outros formatos de stream. Basta ter o filme normalmente em AVI, MPEG ou QuickTime e inserir o código apropriado para poder vê-lo no site.
São impressionantes as vantagens do HTML5 sobre o Flash. A primeira é a de permitir utilizar os vídeos originais sem a necessidade de conversão para o formato de vídeo Flash (FLV). A segunda é a de mostrar os vídeos instantaneamente quando a página é carregada, sem qualquer atraso. A terceira razão, envolve a Apple.
A Apple sabe que o Flash é responsável por 70% de todos os crashes do Safari e do Firefox, tanto no Mac como no Windows, devido a possuir uma série de problemas nunca resolvidos de forma apropriada. Por esta razão, a Apple evitou de colocar o Flash no iPhone, criando um aplicativo próprio para permitir a visualização dos vídeos do YouTube.
Com o HTML5, agora já é possível assistir, normalmente, o YouTube no iPhone, a partir do Safari.
O YouTube ainda está na fase de testes do site em HTML5, razão pela qual, algumas funções podem não funcionar em todos os vídeos.
Com essas duas manobras o Flash parece ter perdido, pelo menos, 50% da razão de existir.
Tweetar |
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
1 Opinião
-
Leocarpo on
Março 13, 201013:10
Sem duvidas o HTML 5 veio para revolucionar. Isso será uma grande baixa para a Adobe, sem contar com os programadores em As.