cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
14 Fevereiro 2006 - por

por Magno Urbano

(… continuação) - primeira parte

7. FAÇA PÁGINAS LEVES
Nenhuma página do site deve demorar uma eternidade a carregar, a não ser que seja uma página relativa a um elemento de grande tamanho solicitado pelo utilizador e mesmo assim, deve avisá-lo de que poderá demorar a carregar. Pense na página do Google (google.com) como modelo de eficiência. Esse site demora 1 segundo a carregar numa conexão de banda larga. As estatísticas mostram que uma página deve demorar no máximo de 15 a 30 segundos a carregar, sob pena de perder 50% dos utilizadores, que desistem de esperar pelo carregamento e precisam ser internados em clínicas anti-stress.

Uma vez visitamos um site de uma empresa em Portugal que tinha 1 megabyte em Flash (dois erros!). Não precisamos dizer que, obviamente, o site era horrível. Neste caso, fomos nós a ser internados numa clínica anti-choques psíquicos.

8. CONHEÇA O UTILIZADOR
O utilizador padrão utiliza MODEM a 33 Kbps (antigo MODEM da era do computador à lenha), tem o ecrã ajustado a 800 x 600 pixéis, usa o Windows (coitado!) e navega com o Internet Explorer (que Deus o tenha!). Logo, faça sites a pensar neste utilizador para agingir a grande maioria.

9. LIMITAÇÕES TÉCNICAS
Páginas de web possuem limitações técnicas. Nem tudo o que imaginar para o design de um site, poderá ser realizado em uma página para a web. Portanto, crie o design, tendo em mente estas limitações, tempo de carregamento, etc., para não ter de mutilar um site concebido porque este não se adaptou ao estilo da Web.

10. NÃO LIMITE O SEU SITE
Sites com Java, Flash ou que requeiram algum plugin exótico, não serão vistas correctamente em dispositivos não convencionais, como PDA’s, Televisão Interactiva, telemóveis, etc. Portanto, saiba como, onde, quando e porque, antes de decidir pela utilização de uma destas tecnologias.

11. CORES & FONTES
Ao criar uma página, utilize as cores para pontuar e destacar elementos. Não utilize as cores sem critério. Descubra até onde pode ir antes que seja preciso usar óculos de sol para visualizar o site.

Cuidado ao utilizar fontes estranhas no seu site. Se o utilizador não possuir o tipo de letra que utilizar, não visualizará o seu site correctamente. Se precisa usar uma fonte não tradicional em um elemento, crie esse elemento como imagem, no seu programa gráfico.

Outro erro comum hoje em dia, muito propagado como estilo, por algumas escolas de design, é o uso de trash design ou o design baseado em cores esdrúxulas e fontes microscópicas. A função primordial de um projecto de design é comunicar, ou seja, permitir que as pessoas consigam ver e ler os elementos desejados. Logo, letras vermelhas finas sobre fundos azuis, ambas as cores com a mesma luminosidade, não serão vistos.

12. EMOÇÃO x RAZÃO
Dê preferência a usar o lado emocional em vez do racional quando criar um design. Tente criar algo apelativo e que tenha pouco bla bla bla…

«« primeira parte

 

 

tags: Web, Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... 4podyR na caixa seguinte:

CAPTCHA image

6 Opiniões

  1. Leandro Xavier on Maio 3, 200715:15
    Este artigo foi realmente muito útil, após ter lido tal conteúdo me livrei de futuros problemas com manutenção do site desenvolvido e na velocidade de carregamento do mesmo... Muito obrigado por compartilhar com todos tais informaçãoes, e irei divulgar seu trabalho a todos que possam interessar. Mais uma vez Obrigado!!!
  2. Diógenes (Brasil) on Julho 10, 200713:23
    Ótimas dicas... uma "mão-na-roda" para os iniciantes e pseudo-designers.. Parabéns.
  3. Luiz Carlos da Silva on Agosto 15, 20073:56
    Meus parabéns pela iniciativa. Demonstra profissionalismo e serviço de boa qualidade. Oxalá possa eu chegar perto desse nível. Infelizmente sou o que se pode chamar de contrutor de site de fundo de quintal. Comecei com uma hospedagem gratuita, construtor de sites e agora uso o dreamweaver. Se puder visitar meu site e dar algumas dicas de como melhorar o carregamento eu agradeço. Um abraço e continue com esse seu bom trabalho. A comunidade internauta amadora agradece, e com certeza a profissional também.
  4. Gabriel on Agosto 17, 20070:06
    muito fixe
  5. Gabriel on Agosto 17, 20070:06
    muito devertido!
  6. sarita on Dezembro 13, 200720:06
    Muito bom, dicas ótimas para quem está começando!!
Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos