HTML - Curso Completo (cortesia Wikipedia.org)
HTML - HiperText Markup Language - Linguagem de Marcação de Hipertexto.
O que é o HTML?
O HTML (HiperText Markup Language) é uma linguagem de marcação de texto bastante utilizada actualmente, para confecção de documentos e exibição principalmente na Web. A HTML foi inicialmente uma derivada da SGML, uma meta-linguagem (ou seja, uma linguagem para criação de linguagens) com todos os elementos para marcar dados ou textos com atributos. Atualmente, a HTML, ou XHTML, é uma derivada da XML. A marcação, referida no nome da HTML, é nada mais do que indicar partes especiais num texto simples. Por exemplo: partes em negrito, partes em itálico, inserção de imagens, etc.
Já o hipertexto é o meio no qual vários documentos estão ligados entre si por link ou ligações, áreas de texto especiais que ativam outros documentos com um clique. A ligação pode se estabelecer estruturalmente, também - no cabeçalho do documento pode haver indicação de documento-pai, documento seguinte, etc -, mas é mais comum definir-se a ligação dentro do próprio texto.
O HTML, como linguagem de marcação de hipertextos, permite fazer muitas coisas desde inserir e formatar texto, a inserir imagens, passando por organizar os conteúdos por tabelas, inserir objetos em formatos de terceiros (tal como Flash, Java, ActiveX, etc). Outras coisas são também possíveis em linguagens comerciais derivadas da HTML; nesse caso, as características adicionais limitam-se a alguns navegadores ou renderizadores de página. (Um navegador ou renderizador é um programa que transforma o código HTML, escrito pelo autor, em uma página de exibição coerente). A HTML é uma linguagem com uma sintaxe em certos aspectos rígida, principalmente se houver interesse em respeitar toda sua norma - alguns programas conseguem contornar pequenas violações.
Como o próprio nome diz, o HTML é uma linguagem de marcação, isso significa que, quando programamos em HTML, devemos marcar os pontos de início e fim de alterações/formatações.
Essa marcação é feita através de comandos denominados tag’s e seus respectivos atributos e ocorre da seguinte forma:
<tag atributo1=”valor1″ atributo2=’valor2′>Texto a ser formatado</tag>
Existem algumas exceções à essa regra, como as tag’s usadas para inserir objetos como imagens e quebras de linha. Como vocês podem ter observado, é possível colocar o valor dos atributos entre apóstrofes (’) ou entre aspas (”). O HTML é uma linguagem padronizada, apesar de haver várias extensões. As versões oficiais e padronizadas são publicadas pelo World Wide Web Consortium (ou W3C).
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |
Dê a sua opinião sobre este artigo
4 Opiniões
-
Elaine on
Abril 8, 20080:54
artigo muito bom, to fazendo um curso de web design so q ele deixa muito a desejar entao to procurando na web e gostei muito desse blog aki valeu
-
Tulio on
Maio 3, 200816:14
Bom,numa linguagem acessível a leigos como eu
-
Marcelo on
Fevereiro 22, 200918:20
ótimas informações , estou começando trabalhar com o html gostei muito do site ótimo para iniciantes.
-
Magno Urbano on
Fevereiro 22, 200918:37
ok Marcelo, obrigado!