por Magno Urbano
(f) Editable Optional Region
Editable Optional Region é uma região que poderá ser definida num template e que possui cunho opcional e pode ser editada. Em outras palavras, é uma região definida pelo criador do template, a qual pode aparecer ou não na página criada a partir do template, dependendo do desejo do utilizador, e que também pode ser modificada. Esta região é uma variação da Optional Region com a vantagem de permitir ao utilizador do template também a modificação aos conteúdos da região.
O processo de marcação e definição da região é ligeiramente diferente do descrito para o caso do Optional Region, pois o Editable Optional Region não permite ser assinalado de uma só vez, a várias regiões que estejam seleccionadas. É preciso colocar o cursor na área desejada e marcá-la como Editable Optional Region e então, colocar o conteúdo.
Também é possível controlar estas regiões com o uso de variáveis e parâmetros, como no caso do Optional Region.
(g) Repeating Tables
A pensar no uso constante das tabelas repetitivas, a Macromedia acrescentou no Dreamweaver MX 2004 uma função para criá-las de raiz, em vez de ter de criar primeiro uma tabela comum e depois transformá-la. Isto é feito pelo comando REPEATING TABLES, cuja janela está indicada na figura 1-62 .
figura 1-61 : Repeating Tables (tabelas repetitivas – secção da janela de inserção)
O processo de criação de uma tabela repetitiva é similar ao da criação de uma tabela normal, no que diz respeito à quantidade de linhas (rows), colunas (columns), margem interna das células (cell padding), espaçamento entre as células (cell spacing), largura (width em percentagem ou pixéis) e espessura da borda (border) em pixéis. Porém, o processo de criação das tabelas repetitivas envolve mais alguns parâmetros, como a definição da linha em que a tabela começa e deixa de ser repetitiva (Starting Row e Ending Row, respectivamente) e o nome da região (Region Name).
figura 1-62 : Repeating Table – exemplo de uma tabela onde a primeira linha é repetitiva
1.3.1.10 TAG CHOOSER
Toda página de Internet possui uma linguagem ou sintaxe própria, na qual precisa ser escrita para que seja visualizada correctamente. Enquanto está a criar uma página de Internet no modo interactivo, o Dreamweaver está a escrever toda a sintaxe necessária, no código interno da página, para que está seja correctamente vista posteriormente pelo browser. Se por exemplo insere uma imagem num determinado ponto da página, é preciso colocar uma série de elementos para instruir o browser de que existe uma imagem naquele ponto e de que maneira deve ser colocada.
Se observar o código de uma página, vai ver elementos como “<center>”, “<br>”, “</font>, etc., geralmente colocados entre sinais de menor (<) e maior (>). Estes elementos do HTML são chamados de tags, cada qual com uma finalidade.
A função Tag Chooser é permitir ver todos os tags disponíveis, não só em HTML, como em outras opções, que fogem ao escopo deste livro, como CFML, ASP, ASP.NET, JSP, JRUN, PHP e WML. Veja a figura 1-63 .
figura 1 -63 : Tag Chooser
A janela do Tag Chooser tem três divisões. A primeira, a considerar a direcção normal da leitura, contém as categorias de tags disponíveis. Quando seleccionar uma categoria, verá na segunda divisão da janela, os tags oferecidos nesta categoria. Caso seleccione um tag, verá a explicação sobre ele na terceira divisão da janela.
Pelo facto do Tag Info ser uma ferramenta de manipulação dos tags directamente ao código da página, verá que quando seleccionar esta opção, automaticamente o Dreamweaver passa à edição do código interno da página, funcionalidade a qual falaremos mais adiante (figura 1-64 ).
figura 1-64 : Tag Chooser e o seu contexto
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |