por Magno Urbano
(d) Refresh
Refresh é um tag que em nada tem a ver com motores de busca. A função deste parâmetro é fazer com que a página automaticamente passe para outro endereço. Digamos que mudou o seu site de endereço e que gostaria de colocar na morada antiga uma página com os dizeres: “Mudamos de sítio! Não estamos mais neste endereço de Internet. Aguarde um instante que o levaremos automaticamente para lá!”. Então, o que faz é colocar uma página com estes dizeres e um tag de refresh a apontar para a nova página (URL) e estabelecer um tempo para que a mágica aconteça.
Quando accionar o comando, verá que surge a janela indicada na figura 1-119 , onde poderá especificar a nova página que será mostrada em Go to URL e o tempo em segundos para que isso aconteça (Delay).
figura 1-120 : Head - Refresh
(e) Base
Se quiser fazer com que todos os links existentes na página que está a criar, fiquem vinculados a um endereço em particular e a um Target em especial, poderá usar o comando Base para defini-lo. Verá que a janela do comando, vista na figura 1-120 , permite exactamente estas definições.
figura 1-121 : Head - Base
(f) Link
Deve utilizar o comando Link para estabelecer uma relação, um vínculo, entre o documento actual e outro.
Deve observar que o comando Link colocado na secção Head da página não tem qualquer relação com os links tradicionais inseridos ao longo da página.
Quando accionar o comando Link, verá surgir a janela indicada na figura 1-121 . Nesta janela, temos o campo HREF, que deve ser preenchido com o endereço do documento com o qual quer fazer o vínculo. Note que o vínculo realizado não tem o carácter simplista utilizado quando se vinculam dois documentos em HTML. Neste caso o vínculo é extremamente mais complexo.
figura 1-122 : Head - Link
Deve usar o campo ID para especificar um nome para o vínculo.
Title deve ser usado para descrever o vínculo. Este atributo tem uma especial relevância quando está a vincular o documento a folhas de estilo (CSS).
Rel deve ser usado para especificar a relação entre o documento actual e o documento vinculado. Os possíveis valores para este campo são: Alternate, Stylesheet, Start, Next, Prev, Contents, Index, Glossary, Copyright, Chapter, Section, Subsection, Appendix, Help e Bookmark. Para especificar mais do que uma relação, basta colocá-las separadas por espaço.
Rev deve ser usado para estabelecer uma relação inversa (o oposto de Rel) entre o documento actual e o vinculado. Os possíveis valores para este campo são os mesmos do Rel.
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |