por Magno Urbano
O SITE
Introdução
Neste capítulo, explicaremos o conceito de “site” do Dreamweaver e de que maneira deve configurar os seus parâmetros.
4.1 O Site
O Dreamweaver organiza numa janela, todos os sites que está a desenvolver, para que sempre encontre aquilo que precisa. Esta organização se dá ao nível local e remoto, ou seja, a organização do site no seu computador e no servidor.
Normalmente quando criamos um site, primeiro organizamos no nosso computador uma estrutura de directórios e ficheiros, que será a mesma que o site terá quando for enviado ao servidor. Então, para facilitar o seu trabalho dentro do Dreamweaver, deve informar ao programa onde está esta estrutura e dar-lhe um nome. Assim, uma vez que seleccione este nome, automaticamente o Dreamweaver passará a mostrar os ficheiros e directórios correspondentes.
4.1.1 Como criar um “site” no Dreameweaver que já exista no computador?
Se já possui no seu computador a estrutura mencionada, de ficheiros e directórios e quer criar um “site” no Dreamweaver, deve proceder da forma que descreveremos a seguir. Do lado direito da interface do programa, encontrará uma janela nomeada Files. Verá janela similar à indicada na figura 4-1. Nesta janela, clique na frase Manage Sites, para poder ver a sua janela correspondente (figura 4‑2).
figura 4-1: Files
figura 4-2: Manage Sites
Na janela da figura 4-2, existem duas opções activas: New, para criar um “site” novo, que corresponda a um novo trabalho que vamos começar ou a um trabalho que já está em andamento, e Import, para importar um “site” que já exista. Nesta etapa carregaremos no botão New e escolheremos no menu que surge ao lado do botão, a opção Site.
Colocamos entre aspas a palavra “site” nesta secção, para diferenciar o conceito de site do Dreamweaver, de um site que de facto já exista. O “site” equivale ao ficheiro criado e gravado pelo Dreamweaver para representar o site verdadeiro. Este ficheiro tem a extensão “.site”.
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |