JAVASCRIPT - GUIA DE REFERÊNCIA COMPLETO GRÁTIS
GUIA RÁPIDO (cortesia Wikipedia.org)
O CONTROLO DO FLUXO - COMANDO SWITCH…CASE
O comando SWITCH permite vincular a execução de um determinado segmento de código, consoante o valor de uma variável e tem a forma seguinte:
switch(variável) {
case 1:
{
comandos 1;
break;
}
…
case n:
{
comandos n;
break;
}
default:
{
comandos;
}
}
No caso deste exemplo, se a variável for igual ao valor 1, serão executados os comandos entre chaves dentro do primeiro case e assim por diante para todos os blocos case. Observe a presença do bloco default. Este bloco é executado no caso da variável não ser igual a nenhuma condição imposta nos blocos case. O comando break é necessário dentro de um case, para forçar a saída do switch, no caso de já ter sido executado o bloco correcto, ou o JavaScript executaria todos os blocos case, mesmo que a condição já tivesse sido encontrada.
Exemplo:
switch(nome) {
case ‘José da Siva’
{
alert(”a sua alcunha é ZÉ!);
break;
}
case ‘Manuel Oliveira’
{
alert(”a sua alcunha é MANEL!);
break;
}
default
{
alert(”não tens alcunha!);
}
}
Neste exemplo o JavaScript testará o valor existente dentro da variável nome. Se o valor for “José da Silva”, será mostrada a mensagem “a sua alcunha é ZÉ”; se o valor for “Manuel Oliveira”, será mostrada a mensagem “a sua alcunha é MANEL” e no caso de não ser nenhuma das duas condições, será mostrada a mensagem “não tens alcunha!”.
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |