JAVASCRIPT - GUIA DE REFERÊNCIA COMPLETO GRÁTIS
GUIA RÁPIDO (cortesia Wikipedia.org)
OS OBJECTOS - DEFINIÇÃO
PROPRIEDADES
Para vincular um objecto à uma variável é preciso usar o construtor new. Entretanto, antes de poder fazer este vínculo, é preciso criar o objecto em si. Um dos tipos mais primários de objectos são aqueles que apenas contêm propriedades.
Exemplo:
function minhaFuncao(){
this.Texto = “Este é um texto”;
}var meuObjecto = new minhaFuncao();
As três primeiras linhas deste código definem uma função que, no caso dos objectos é chamada de método. O método deste exemplo cria uma propriedade chamada Texto e atribui a esta propriedade o valor “Este é um texto”. A linha seguinte cria um objecto chamado meuObjecto que herda a propriedade Texto. Assim sendo, a partir deste momento poderemos fazer referência a esta propriedade, através da seguinte sintaxe:
meuObjecto.texto
Então, uma linha como…
alert(meuObjecto.Texto);
mostrará, numa janela, a mensagem “Este é um texto”, que é o valor da propriedade Texto do objecto meuObjecto. Deve notar que usamos um ponto para unir o objecto e a sua propriedade. Esta é a maneira correcta de, no JavaScript – e em, praticamnte, a totalidade das linguagens de programação que lidam com objectos (orientadas a objectos) –, vincular o objecto à sua propriedade ou método.
Apesar da propriedade Texto ter um valor fixo e ser atribuída, automaticamente, a todos os objectos criados, poderemos mudar o seu valor a qualquer instante.
Exemplo:
function minhaFuncao(){
this.Texto = “Este é um texto”;
}var meuObjecto = new minhaFuncao();
meuObjecto.Texto = “Este texto foi mudado”;
alert(meuObjecto.Texto);
Neste caso, a mensagem mostrada pelo comando alert será “Este texto foi mudado”, pois na linha anterior ocorreu a mudança do valor da propriedade Texto do objecto meuObjecto, conforme pode observar no código.
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |