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GUIA RÁPIDO (cortesia Wikipedia.org)
OBJECTOS - MÉTODOS
Objecto Image
Para além das propriedades descritas na página anterior, o objecto Image possui vários métodos que, na verdade são o que é tecnicamente chamado de Event Handlers, ou seja, rotinas que correm no caso de algum evento, em particular, ocorrer com uma imagem. Estes Event Handlers podem ser usados para correr uma subrotina definida pelo utilizador, por exemplo.
Os Event Handlers do objecto Image…
Cada um dos event handlers do objecto Image possui uma propriedade correspondente, definida apenas em letras minúsculas, que pode ser usada para definir uma subrotina a ser executada para um particular evento.
- onload - Este event handler permite definir uma subrotina a ser executada quando uma imagem for carregada. Digamos, por exemplo, que possui uma função chamada MinhaFuncao e deseja que esta função seja executada todas as vezes que uma imagem chamada minhaImagem tenha sido, completamente, carregada pelo browser. Então, poderá usar a sintaxe seguinte: minhaImagem.onload = minhaFuncao;
- onAbort - Este event handler permite definir uma subrotina a ser
executada se o carregamento de uma imagem for interrompido. Digamos, por exemplo, que
possui uma função chamada MinhaFuncao e deseja que esta função seja executada se, durante o carregamento de uma imagem chamada minhaImagem, o utilizador interromper o browser. Então, poderá usar a sintaxe seguinte: minhaImagem.onabort = minhaFuncao; - onError - Este event handler permite definir uma subrotina a ser
executada se um erro ocorrer durante o carregamento de uma imagem. Neste caso poderá usar a sintaxe seguinte: minhaImagem.onerror = minhaFuncao; - onKeyDown - Este event handler permite definir uma subrotina a ser
executada todas as vezes que o utilizador pressionar uma tecla no teclado. A sintaxe a utilizar é a seguinte: minhaImagem.onkeydown = minhaFuncao; - onKeyPress - Este event handler permite definir uma subrotina a ser
executada todas as vezes que o utilizador mantiver pressionada uma tecla no teclado. A sintaxe a utilizar é a seguinte: minhaImagem.onkeypress = minhaFuncao; - onKeyUp - Este event handler permite definir uma subrotina a ser
executada todas as vezes que o utilizador libertar uma tecla do teclado que tinha pressionada. A sintaxe a utilizar é a seguinte: minhaImagem.onkeyup = minhaFuncao;
Para criar um objecto do tipo Image, utilize a seguinte sintaxe:
var minhaImagem= new Image(250,100);
minhaImagem.src=”casa.gif” ;
NOTA: o campo src pode conter, alternativamente, uma URL.
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