JAVASCRIPT - GUIA DE REFERÊNCIA COMPLETO GRÁTIS
GUIA RÁPIDO (cortesia Wikipedia.org)
CONVERSÃO DE TIPOS
A atribuição de valores
Diferentemente da maioria das linguagens, o JavaScript faz a definição do tipo das variáveis de forma dinámica, consoante tipo do valor atribuído. Logo, não é necessário fazer a definição do tipo da variável, no momento em que a for criar. Veja, por exemplo, o código seguinte:
var numero = 1;var texto = “Sérgio Eduardo Rodrigues”;
var valor = 123.45;
var ativo= true;
var nascimento = new Date(1969,1,4)
Neste código, as variáveis foram definidas com um valor inteiro, uma string, um valor em ponto flutuante, um valor booleano e uma data, respectivamente.
A conversão de valores
Uma variável de um tipo pode receber os valores de uma variável de outro tipo, de forma directa ou por algum tipo de conversão ou operação. Se, por exemplo, atribuirmos à variável numero o valor 1 (valor inteiro) e numa operação posterior dividirmos a variável por 2, ela se transformará numa variável de ponto flutuante, para poder guardar o resultado da divisão (= 0.5). Veja o código seguinte:
numero = 1; numero = numero / 2;
numero = ” ” + numero;
numero = parseFloat(numero);numero = parseInt(numero);
Na primeira linha é atribuído o valor inteiro 1 à variável. Na segunda linha, a variável é dividida por dois e transforma-se numa variável de ponto flutuante. Na terceira linha, a variável transforma-se numa string. Na quarta linha, a variável volta a ser um número em ponto flutuante e na quinta linha, volta a ser um número inteiro.
Se gostou desse artigo... | |
:: |
receba as novidades deste site por e-mail! |