OS LAYERS NO FLASH E NO PHOTOSHOP
O Flash e o Photoshop (e outros programas) utilizam, nas suas maneiras de trabalho, o conceito dos objectos dispostos em layers – também chamados de camadas.
Os layers são como folhas de acetato transparentes sobrepostas, onde podemos criar objectos com ou sem movimento. Ver a primeira figura deste artigo.
Por estarem dispostos em camadas, cada layer é independente do outro e pode ser modificado facilmente.
No Flash, os layers são representados no timeline, conforme a figura seguinte.
No que se referem aos vídeos, em qualquer parte da web que visitemos, sempre vemos vídeos no tradicional formato 4:3 – os famosos vídeos do YouTube e companhia.
Sempre fazem os vídeos tendo como maior dimensão a horizontal. Mas porque os monitores e televisões precisam de ser nesse formato. Será que não poderíamos ter televisão com o ecrã na vertical? Porque não?
Os filmes demoram um pouco para carregar… por favor aguarde.
Neste artigo trataremos das diferenças entre as resoluções de vídeo e de informática e o que deve considerar na hora da criação.
A RESOLUÇÃO GRÁFICA
A primeira coisa a observar quando comparamos a resolução de um monitor de computador com a imagem que vemos numa televisão (mesmo que seja de alta definição) é a superioridade da qualidade da imagem nos primeiros. Então, qualquer arte espetacular criada em computador vai sempre ser vista em pior qualidade num ecrã de televisão. Tenha isso em mente para não se decepcionar e para não ter de refazer o trabalho.
SAFE AREA
Em todos os programas de edição de vídeo que porventura venha a utilizar verá a utilização de um termo chamado de "safe area". Neste artigo vamos explicar o que é e o que significa este termo e que importância possui para quem trabalha com a criação de materiais audiovisuais.
O TAMANHO DOS FRAMES NTSC E PAL
Ao trabalharmos com filmes no formato PAL ou NTSC, teremos de criar estes materiais num certo tamanho de imagem, consoante o formato e a resolução escolhidos. Veja alguns exemplos na lista seguinte:
- Formato PAL SD = 720 x 576 pixels;
OS TIMECODES
No nosso artigo anterior EDIÇÃO DE VÍDEO: O QUE É O TIMECODE, explicamos o que é e para que serve o timecode numa produção de vídeo.
Neste artigo mostraremos os diversos tipos de timecode existentes.
TIMECODES LTC E VITC
Devido às diferenças entre os formatos de vídeo na Europa e nos EUA, foram criadas organizações para a definição de padrões a serem utilizados nestas duas regiões. Na Europa foi criado a EBU (European Broadcast Union) e nos EUA a SMTPE (Society of Motion Pictures and Television Engineers).
Segundo as últimas declarações da HP, a vasta maioria de todos os computadores novos que vende é enviada com o Windows XP que é, e nunca deixou de ser, o sistema operativo preferido da maioria dos clientes – declaração que contraria as informações delirantes da Microsoft de que o Vista tem vendido mais do que o XP jamais vendeu.
Segundo a HP, para conseguir aumentar os números do Vista a Microsoft deixou de vender licenças de Windows XP.