Quem lida com edição de vídeo precisa conhecer a parte técnica que envolve o funcionamento do sistema em si, e isso envolve conhecer os mecanismos que regem o funcionamento dos sistemas de vídeo no mundo – que seguem, aproximadamente, a mesma base em comum.
Recomendamos a leitura prévia dos nossos artigos seguintes:
Mês passado foi a Microsoft a receber mais uma multa recorde por não cumprir as regras impostas pela União Europeia e por violar a lei, no que diz respeito a práticas anti-competitivas e de sabotagem contra empresas concorrentes.
Desta vez foi a vez da Intel. Depois de um longo período de investigações, a União Europeia agora faz três acusações contra a Intel, de práticas anti-competição e sabotagem. Nas acusações, estão dois pagamentos de suborno: um feito a uma empresa europeia líder na venda de computadores, para que esta vendesse apenas computadores com os chips da Intel e o outro feito a uma empresa montadora de computadores para que esta atrasasse o lançamento dos seus computadores com chips da AMD.
OS SISTEMAS DE TRANSMISSÃO DE TELEVISÃO
Para tornar-se um bom profissional multimédia é preciso entender uma série de conceitos ligados às imagens, grafismos, vídeos, etc. Um desses conceitos, está ligado ao funcionamento dos sistemas de televisão e vídeo que mesmo tendo sido modernizados ao longo dos anos ainda seguem a mesma essência.
PAL, NTSC e SECAM
De início, toda a transmissão de televisão era em preto e branco. Quando foi inventada a televisão com imagens a cores, tiveram de criar um sistema que mantivesse a compatibilidade com os milhares de televisores já vendidos para o público. Para além disso era preciso que os televisores em preto e branco continuassem a funcionar, mostrando imagens não coloridas, mesmo que a transmissão fosse em cores.
CORRER SCRIPTS NO SERVIDOR
Ao escolher um local para alojar o seu site é interessante que este local consiga suportar o tipo de site que escolheu fazer.
Se o site for do tipo estático, ou seja, páginas normais HTML, então as exigências de sistema são muito poucas.
APACHE WEB SERVER
Depois de escolher uma máquina e um sistgema operativo para alojar o seu site de web – ler o artigo ALOJAMENTO DE SITES NA INTERNET: UNIX, Linux ou Windows?, terá de escolher o sistema responsável por fazer o site ser visto na web. Esse sistema é chamado de servidor de HTTP, do conceito CLIENTE/SERVIDOR, onde existe alguém a servir (páginas de internet, imagens, etc.) e alguém a ser servido (visitante do site).
OPÇÕES DE ALOJAMENTO DE SITES
Se quer colocar um site Internet existem várias escolhas.
A primeira, indicada para quem não quer gastar muito e ter poucos problemas, é fazer o aluguer de um servidor a uma empresa confiável de alojamento. O único problema será encontrar uma empresa confiável de alojamento, pois há muito amadorismo e arrogância no mercado.
A segunda hipótese de alojamento será ter uma máquina dedicada na sua própria empresa, ligada à web por uma linha de velocidade razoável (nem pense em usar ADSL).
AS SUAS PRÓPRIAS BIBLIOTECAS
Sempre que estiver a criar animações em Adobe Flash deve ter como objectivo conseguir o menor ficheiro final possível. Primeiramente, porque ficheiros menores carregam de forma mais rápida pela internet.
Para conseguir manter o tamanho dos seus trabalhos mínimo deverá quase que obrigatoriamente, criar bibliotecas, colocar nelas objectos e reusá-los quando necessário. Praticamente todo trabalho em Flash permite o uso repetido de objectos previamente criados no mesmo projecto.
Ao reutilizar um objecto da biblioteca num projecto, estará a usar uma "cópia virtual" do objecto que, praticamente não contribui para aumentar o tamanho final da animação, pois está cópia virtual equivale apenas a um conjunto de dados que informam ao Flash para redesenhar o objecto numa outra parte da animação.