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17 Julho 2008

FLASH - A BIBLIOTECA

Quando cria um objecto (symbol) no Adobe Flash este é colocado em algo chamado biblioteca (library), de onde pode ser recuperado para uso, seja no mesmo projecto, seja num projecto diferente.

O Adobe Flash mantém uma biblioteca para cada projecto que fizer e também possui uma biblioteca própria, com diversos objectos prontos a usar.

AS BIBLIOTECAS DO FLASH

Para aceder à biblioteca própria do Flash, com cetenas de botões prontos a usar, vá ao menu Windows > Library > Buttons (ou Windows > Common Libraries > Buttons, conforme a versão de Flash). Verá então uma janela como a da imagem seguinte:

 

 

16 Julho 2008

CRIAÇÃO DE SITES

No seguimento dos nossos artigos com dicas para a criação de sites de web, tratamos agora do tema Java e JavaScript.

O Uso de Java e JavaScript

Java é uma linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems. Foi criada para permitir a criação de programas que corriam no interior de "contentores" (applets) e que podiam ser inseridos em páginas de internet. Esses contentores eram blocos fechados, que usavam mecanismos especiais para a comunicação com o browser – algo similar ao Flash ainda hoje.

 

 

16 Julho 2008

Introdução em Flash

Muitos sites colocam páginas de introdução em Flash vistas todas as vezes que um site é visitado.

Deve moderar o uso destes tipos de página. Conforme já dissemos em artigos como, por exemplo, 10 Dicas para Criar um Site de Web, Dicas para a criação de sites na web parte 1 e parte 2 a tecnologia Flash ainda é hermética aos motores de busca, apesar da Adobe estar recentemente a trabalhar com o Google e com o Yahoo, para facilitar a estes últimos a tarefa da recolha de informação em ficheiros Flash.

 

 

16 Julho 2008

CRIAÇÃO DE SITES

Muitos dos que fazem a criação de sites para a web esquecem-se de regras básicas. Uma delas refere-se ao tamanho das páginas de internet.

O Tamanho das Páginas

Na época em que 99% das pessoas navegavam na internet com MODEM de banda estreita, vi num site de uma famosa empresa internacional uma introdução em Flash com um tamanho que quase 2 megabytes e que só corria depois de carregar totalmente. Eram quase 2 minutos a esperar o carregamento… e o botão para saltar a introdução só era mostrado depois de finalizado o carregamento… um verdadeiro pesadelo.

 

 

16 Julho 2008

A CRIAÇÃO DE SITES

Ao fazer a criação de sites de internet, siga as seguintes regras no que diz respeito aos links – elementos mais importantes de qualquer site de web.

1. Quantidade Mínima de Cliques

Uma regra que deve sempre seguir é a de minimizar a quantidade de cliques que o utilizador precisará dar para obter a informação que procura. Sites complicados e pouco objectivos são ineficazes. Sempre tenha em mente o espírito da simplificação.

 

 

16 Julho 2008

OBJECTIVOS

A primeira coisa a definir é o tipo de público que deseja atingir com o site que está a desenvolver. Isso vai criar uma coerência na sua linha de acção e deixará óbvias as secções a criar no site.  Sites de venda de produtos. por exemplo, têm secções a falar dos produtos, outras que indicam os postos de venda ou que ajudam a tirar dúvidas de problemas mais comuns (FAQs).

 

 

 

15 Julho 2008

Quem trabalha com páginas de internet já deve ter visto o uso de números hexadecimais, no comando color, por exemplo: color: #FF0000. Mas o que é, exactamente, um número hexadecimal?

O sistema hexadecimal foi inventado para "facilitar" o trabalho de lidar com números muito grandes. No nosso sistema normal de numeração, de base 10, a posição de um determinado algarismo é relevante, diferentemente, por exemplo, dos números romanos onde isto não ocorre.

Outra característica do nosso sistema de numeração é que cada casa decimal somente pode variar entre 0 a 9. Quando precisamos representar números acima da faixa de valores, precisamos acrescentar mais números à esquerda.

 

 


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