por Magno Urbano
A ser lançado em junho, um novo filme da Pixar chamado WALL-E, que conta a história de um robot abandonado num planeta durante 700 anos, até o dia em que uma nave chega e as coisas mudam.
por Magno Urbano
O que vão ver nos vídeos seguintes é um sistema chamado Augmented Reality (Realidade Aumentada), no qual um sistema de realidade virtual consegue analisar e descobrir a geometria de um modelo tridimensional verdadeiro, permitindo a interacção deste com objectos virtuais – no primeiro vídeo, as bolas e no segundo, o carro.
É um sistema que para além de combinar imagens e geometrias do mundo real com o mundo virtual e a computação gráfica, também respeita as leis da Física.
por Magno Urbano
O Google acaba de lançar uma ferramenta chamada Google Social Graph API, destinada à criação de comunidades de links.
Com o advento de blogs e sites como o Orkut é cada vez mais comum a publicação de propriedades vinculadas aos links que definem o papel social ou relação entre as pessoas e as suas páginas. Nos blogs, por exemplo, se uma pessoa faz um link de uma página sua a uma página de um amigo, definir a propriedade “friend” neste link, indicando ao Google e a outros search engines que o indivíduo vinculado é um amigo do dono da página. Para além de friend (amigo), esse tipo de link, pode assumir valores como “contact” (contacto), “spouse” (esposo/a), “me” (meu) e outros.
por Magno Urbano
Então, finalmente instalou a nova versão do Photoshop CS3 Extended no seu computador e resolveu utilizá-lo para criar alguns efeitos num filme AVI que tinha no seu arquivo. Entretanto, ao carregar no botão de play, verifica que o Photoshop CS3 Extended mostra o filme sem o som e que não existe nenhum comando óbvio capaz de permitir o áudio de ser ouvido.
Apesar de não ser óbvia, a solução para poder ouvir o som dos filmes durante o play é carregar no botão Option no Mac ou Alt no Windows e com este botão pressionado, clicar no botão play na janela Animation (Window » Animation) - ver figura seguinte.
por Magno Urbano
Com o surgimento do Flash CS3, a Adobe resolveu modificar a linguagem de programação do Flash. A partir de então, estava criado o ActionScript 3.0, que modificava muitos conceitos até então correntes.
Entendo que a ideia foi a de reparar alguns problemas existentes no ActionScript 2.0 e criar, verdadeiramente, uma linguagem orientada aos objectos. Entretanto, foi adicionado um grau significativo de dificuldade à linguagem, tornando-a deveras mais complexa ao utilizador comum ou àqueles que estão a iniciar.
por Magno Urbano
Na vida real, todos os objectos, geralmente, estão em contacto com outros. Um copo em cima da mesa está em contacto com esta, que assenta e está em contacto com o chão, e assim por diante. Por outras palavras, estar em contacto físico é algo natural no mundo real.
Entretanto, quando é criada uma animação 3D em computador, geralmente os contactos ou colisões (como são chamados tecnicamente) entre objectos são sempre (ou quase sempre) evitados. Isso porque lidar com estas situações aumenta a complexidade do trabalho e as hipóteses de algo sair errado e a animação ficar falsa, irreal.
por Magno Urbano
Lançámos o nosso curso de introdução de Adobe FLASH CS3, que contém 149 minutos de aulas em vídeo, em português, sobre o tema FLASH CS3.
Conteúdo do curso:
- A interface e os seus elementos;
- A ferramenta Brush Tool (pincel) e as Fill Areas (áreas de preenchimento);
- A ferramenta Pencil Tool (lápis) e as Lines (linhas de contorno);
- O Line Tool (ferramenta para criar linhas rectas);
- O Rectangle Tool (ferramenta para criar rectângulos) e os seus diversos parâmetros;
- O Rectangle Primitive Tool e como mudar os tipos de cantos dos rectângulos;